Com foco em competitividade, gestão de pessoas, inovação e responsabilidade ambiental e social, a companhia encerra o ano com o marco da produção de 20 milhões de toneladas de celulose, além de outras conquistas
A Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, celebra um 2023 repleto de marcos significativos. Além de ter atingido, agora em dezembro, a marca de 20 milhões de toneladas de celulose produzidas, 2023 também foi marcado pelos 25 anos de dedicação à conservação ambiental promovida pela Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel.
O ano registrou ainda diversos outros avanços que destacam o compromisso da empresa com a responsabilidade social, conservação ambiental e inovação.
“Nossos resultados ressaltam nossa capacidade de sermos competitivos e sustentáveis, com valor compartilhado com o território onde atuamos e cuidado com as pessoas”, comenta Caio Zanardo, diretor presidente da empresa.
Um dos pontos altos do ano foi a conclusão das obras da nova BA-658, fruto de uma colaboração estratégica entre o governo da Bahia e a Veracel, representando um investimento de mais de R$ 100 milhões.
Essa iniciativa fortaleceu a parceria entre o setor privado e público, promovendo o desenvolvimento regional. A estrada também contribui para a competividade da empresa em 2024, reduzindo em 56 km a distância entre a área florestal da companhia e a fábrica.
O ano também ficou marcado pela realização da mais abrangente Parada Geral (PG) já realizada pela empresa, tanto em número de pessoas envolvidas quanto em atividades realizadas e período de duração (19 dias).
Com foco na manutenção preventiva dos ativos da planta, a Parada é fundamental para fortalecer ainda mais a estabilidade e confiabilidade da fábrica, além de impulsionar a economia local.
Nesta edição, a PG gerou mais de R$ 10 milhões para a região, com a contratação de 3,1 mil trabalhadores e o impulsionamento de serviços, como hotelaria, transporte e alimentação.
Ao mesmo tempo, a Veracel expandiu sua influência positiva na região em que está localizada, promovendo a autonomia de projetos sociais, com ênfase no apoio às atividades de agricultura familiar, apicultura, meliponicultura e pesca artesanal. Mais de 1.500 famílias foram beneficiadas pelo apoio da empresa.
Além disso, 2023 foi marcado pelo lançamento de uma plataforma de agricultura familiar, visando ampliar a profissionalização dos pequenos agricultores da região Sul da Bahia, e o Antecipay, uma plataforma de antecipação de créditos, para apoiar os fornecedores locais.
Destacando-se como uma empresa pioneira na preservação marinha, a Veracel construiu o primeiro Centro de Reabilitação de Tartarugas Marinhas (CRTM) do extremo Sul da Bahia, localizado no Terminal Marítimo de Belmonte.
Essa iniciativa complementa o trabalho da companhia no monitoramento das tartarugas, além de outras ações dedicadas à conservação da biodiversidade marítima, como o cuidado com as baleias-jubarte e o monitoramento de botos-cinza. A empresa transporta sua produção de celulose pelo mar, da Bahia até o Espírito Santo.
Além disso, a Veracel alcançou um feito notável ao atingir um dos menores índices de consumo de água em produções industriais, solidificando seu compromisso com a sustentabilidade hídrica.
Inovando também no campo da energia renovável, a empresa lançou cinco usinas solares, pavimentando o caminho para alcançar a autossuficiência energética em todas as suas áreas de operação. Essa transição final para fontes limpas de energia reflete o comprometimento da empresa com práticas sustentáveis e a redução do impacto ambiental.
A fábrica da companhia já era autossuficiente energeticamente, utilizando a geração de energia proveniente de resíduos da própria produção, assim como de outros recursos abundantes na região, como bagaço de cana-de-açúcar e caroço do açaí.
O objetivo de manter um ativo de classe mundial competitivo também merece destaque. Em 2023, a empresa registrou a ampliação de 7.000 hectares de sua base florestal, além de ter realizado a renovação bem-sucedida e a ampliação de seus contratos com produtores florestais parceiros do Programa Aliança, destacando a estabilidade e confiança nas relações comerciais da Veracel.