Veracel apoia comunidades pesqueiras da região Sul da Bahia

Companhia oferece suporte e mantém diálogo constante com 20 colônias e associações de pescadores localizadas na região Sul da Bahia

Veracel apoia comunidades pesqueiras da região Sul da Bahia
Veracel apoia comunidades pesqueiras da região Sul da Bahia. Foto: reprodução

No dia do Dia do Pescador, 29 de junho, a Veracel destaca suas ações de apoio às 20 colônias e associações de pescadores (e de pescadoras), localizadas na região Sul da Bahia, e a importância da valorização desta que é uma das atividades mais tradicionais para o sustento do ser humano. Em 2020, a Veracel apoiou essas comunidades – que abrangem mais de 700 pescadores – com ações de segurança no mar, doações de rádios comunicadores e apoio para o enfrentamento da pandemia.

Com o Programa de Apoio ao Pescador, a Veracel tem mantido o diálogo com as comunidades tradicionais de pesca da região Sul da Bahia e, a fim de aprimorar a segurança dos pescadores no mar, a companhia realizou a doação de 814 rádios VHF para embarcações e 20 rádios SSB para a sede das colônias e associações da região. Essas Colônias e Associações beneficiadas estão localizadas nas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Prado, Belmonte, Caravelas, Alcobaça, Nova Viçosa e Mucuri. A ação está sendo desenvolvida em parceria com a Etno Consultoria, que apoia a Veracel em iniciativas de responsabilidade social.

Em 2019, a companhia já havia beneficiado algumas comunidades de pescadores e marisqueiras, por meio da iniciativa Empreender Sustentável, que oferece um curso de capacitação, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo foi apoiar o desenvolvimento de associações comunitárias da região e a sustentabilidade de seus projetos.

Representante dos pescadores utilizando um dos equipamentos de comunicação.

Também em 2019, a Veracel apoiou o trabalho da associação das marisqueiras da região de Belmonte, com a construção de uma unidade de beneficiamento para que o grupo, composto por cerca de 40 mulheres, pudesse trabalhar de forma coletiva, garantindo maior profissionalização do negócio, obtenção de preços melhores por sua produção e apoio para maior reconhecimento do protagonismo feminino nas atividades de pesca artesanal.

“Estamos localizados na Costa do Descobrimento e entendemos que a nossa força reside nas pessoas e nas atividades das comunidades locais. Por isso, buscamos sempre atuar em busca de desenvolvimento, segurança e qualidade de vida da comunidade e das atividades características do entorno das nossas instalações e em toda a região da qual a companhia faz parte”, afirma Wilma Mendes de Sena, analista de Responsabilidade Social da Veracel.

Apoio para as comunidades pesqueiras durante a pandemia

Assim como as comunidades que têm como fonte de renda atividades de agricultura familiar, as comunidades pesqueiras também sentiram o impacto da pandemia de Covid-19, devido à necessidade de distanciamento social que afetou as atividades de venda dos produtos da pesca.

Somente em 2020, a companhia realizou a doação de mais de 800 cestas básicas para comunidades de pescadores (as) da região e segue realizando doações neste ano. Além disso, a companhia apoiou a associação das marisqueiras de Belmonte a buscar outras fontes de renda durante a pandemia e contribuiu para que elas se organizassem com outras pessoas da região para a confecção de máscaras caseiras. Cerca de 40 mulheres, em suas associações comunitárias e em pequenos empreendimentos de quatro municípios da região, produziram mais de 35 mil máscaras caseiras. Todo esse material foi comprado pela Veracel e doado para seus colaboradores e de empresas parceiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui