Depois do mês de Outubro direcionado as ações de saúde da mulher, por meio das exitosas atividades desenvolvidas no Porto Seguro Rosa no combate ao câncer de mama, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, inicia o Novembro Azul destinado aos homens, com o objetivo de promover a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. Todas as unidades de saúde da família do município estão mobilizadas para a intensificação das ações incentivando os homens à realização do exame do PSA (Antígeno Prostático Específico).
Apesar do câncer de próstata ser considerado uma doença da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, a prevenção contra este mal deve começar cedo, a partir dos 45 anos, pois o desenvolvimento deste tumor se dá de forma lenta. De acordo com levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo. No Brasil, a doença figura como o segundo tipo de câncer mais comum entre homens, com mais de 13 mil mortes anuais. Mais de 61 mil novos casos devem ser registrados no país em 2016, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
De acordo com a Secretária de Saúde, Edna Alves, o Novembro Azul é fundamental para alertar sobre a necessidade do homem estar ciente quanto à importância da prevenção por meio da coleta de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) quebrando preconceitos. “Assim como o Porto Seguro Rosa, as atividades do Novembro Azul potencializam o trabalho preventivo. O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas que se descoberta precocemente, tem chance de cura. Por isso é fundamental desconstruir preconceitos e conscientizar a população masculina sobre a importância da realização dos exames preventivos”, esclarece.
Porto Seguro tem implementado, através do Programa de Saúde do Homem, efetivas ações de combate ao câncer de próstata, oferecendo avaliação com urologista, ofertando coleta de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico) e encaminhamento de biopsia nos casos suspeitos. A recomendação é que os homens procurem a unidade de saúde da família e cuidem da saúde de maneira preventiva.
Ascom-Secretaria de Saúde