Benefício é para quem tem próteses com riscos das marcas PIP e Rofil. Em todo o estado, 13 unidades médicas farão o procedimento; veja a lista.
O Ministério da Saúde divulgou a lista das unidades médicas que irão oferecer gratuitamente a troca das próteses mamárias das marcas PIP e Rofil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento será realizado em usuárias que comprovarem algum tipo de ruptura das próteses através de exame realizado em qualquer unidade do SUS.
Na Bahia, 13 unidades médicas irão oferecer o serviço, sendo oito em Salvador e cinco no interior do estado. Na capital, as unidades credenciadas são os hospitais Ana Nery, Aristides Maltez, Dois de Julho, Eládio Lasserre, Português, Professor Edgard Santos (Hupes), Santa Izabel e São Rafael.
No interior do estado, o serviço será oferecido no posto médico Arlinda Robatto, em Alagoinhas, e nos hospitais Manoel Novaes, em Itabuna, Dom Pedro de Alcântara, em Feira de Santana, na Fundação Pio XII, em Juazeiro e l no Hospital Municipal de Porto Seguro.
Segundo o Ministério da Saúde, a troca será feita porque as duas fabricantes, PIP e Rofil, utilizaram silicone impróprio para o uso no corpo. O risco de ruptura desses implantes é maior e o material que vaza é perigoso para a saúde.
A lista das demais unidades que irão realizar o procedimento em todo o país pode ser conferida na página criada pelo Ministério da Saúde.
Fonte: G1