Variante Ômicron: veja quais países já têm casos da nova linhagem da Covid-19

Variante Ômicron: veja quais países já têm casos da nova linhagem da Covid-19
Variante Ômicron: veja quais países já têm casos da nova linhagem da Covid-19. Foto: reprodução

A variante Ômicron do novo coronavírus, classificada como variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem sido amplamente monitorada pelos sistemas de vigilância genômica do vírus de diversos países. Até a manhã deste domingo (28), dez deles já reportavam casos do tipo.

A linhagem foi relatada pela primeira vez à OMS pela África do Sul no dia 24 de novembro. O sequenciamento do genoma revelou que a variante Ômicron foi responsável por todas as 77 amostras de vírus analisadas em Gauteng, onde fica a cidade de Joanesburgo, coletadas entre 12 e 20 de novembro.

Veja onde a variante já foi detectada:

  • Botsuana
  • África do Sul
  • Hong Kong
  • Israel
  • Bélgica
  • Reino Unido
  • Alemanha
  • Itália
  • Holanda
  • Austrália

A confirmação do diagnóstico da Covid-19 é realizada por meio de testes moleculares, chamados tecnicamente de RT PCR. Após a confirmação de que se trata de uma amostra positiva para o novo coronavírus, os pesquisadores realizam o sequenciamento genômico, que permite identificar as informações genéticas do vírus e confirmar qual variante está envolvida na infecção.

A cepa também foi encontrada em Botsuana, no Sul da África, e em Hong Kong, na Ásia.

A Bélgica foi o primeiro país da Europa a registrar um caso da nova variante da Covid-19. A informação foi divulgada pelo virologista Marc Van Ranst, cujo laboratório trabalha em conjunto com o departamento de saúde pública belga. O caso foi identificado em um viajante que voltava do Egito para a Bélgica no dia 11 de novembro.

A variante Ômicron também foi detectada em Israel na sexta-feira (26). Segundo o Ministério da Saúde local, o caso foi identificado em uma pessoa que veio do Malauí. Além deste caso já confirmado, há suspeita de mais dois casos vindos do exterior que aguardam resultados de testes.

O Reino Unido informou neste sábado (27) que detectou dois casos. As informações foram divulgadas pelo secretário de Estado da Saúde do país, Sajid Javid.

Dois casos da nova variante foram detectados no estado da Baviera, no Sul da Alemanha, afirmou o ministério regional da Saúde neste sábado. As duas pessoas infectadas entraram no país pelo aeroporto de Munique, no dia 24 de novembro, antes que as medidas de isolamento estipuladas em relação à África do Sul entrassem em vigor.

A Itália também confirmou um caso associado à variante Ômicron, neste sábado, segundo informações do Instituto Nacional de Saúde (ISS). O genoma foi sequenciado no Laboratório de Microbiologia Clínica, Virologia e Diagnóstico de Bioemergência do Hospital Sacco, de Milão, a partir de uma amostra positiva de um paciente procedente de Moçambique, na África.

As autoridades holandesas afirmaram que 61 de cerca de 600 pessoas que chegaram a Amsterdã em dois voos da África do Sul na sexta-feira testaram positivo para a Covid-19. “Em várias das pessoas testadas, presume-se que a variante Ômicron foi encontrada”, disse o Instituto Holandês de Saúde (RIVM) em um comunicado.

Na noite de sábado (27), dois casos da nova mutação foram identificados na Austrália em passageiros que saíram do continente africano. Ambos estavam assintomáticos, tinham recebido as duas doses da vacina contra Covid-19 e deverão cumprir quarentena. Outras 260 pessoas, entre passageiros e tripulantes, que passaram pelo sul da África, também estão isoladas.

*Com informações da Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui