Vão começar as obras de ampliação do Aeroporto de Caravelas

Quando esteve na cidade de Caravelas no dia 5 de junho de 2009, na companhia do governador Jaques Wagner, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atendendo a uma antiga reivindicação de políticos e de empresários da iniciativa privada, especialmente do setor hoteleiro, anunciou que recapearia, ampliaria e instalaria linhas regulares no Aeroporto de Caravelas.

Só 17 meses depois a obra dá sinais que vai realmente começar. Recursos da ordem de 13,924 milhões de reais já estão nas contas da Aeronáutica que tão logo fizer a transferência do dinheiro para conta do Exército Brasileiro, previsto para acontecer até o próximo dia 10 de dezembro, as obras de recapeamento e ampliação do Aeroporto da Base Aérea de Caravelas, começarão.

Inclusive acaba de chegar à Base Aérea de Caravelas uma Usina de Asfalto, totalmente nova, que tem capacidade para produzir 14 toneladas de asfalto por hora. O engenheiro que comandará as obras, o 1º tenente João Paulo, já está em Caravelas com toda sua equipe de engenharia, só aguardando as ordens para iniciar os serviços. Toda equipe foi recepcionada pelo prefeito de Caravelas, Luiz Antônio Alvim Delgado, “Loló” (PP). As obras de ampliação do aeroporto serão executadas pelo 11º Batalhão de Engenharia e Construção do Exercito Brasileiro de Araguari-MG.

Uma segunda verba ainda será dispensada para construção do pavilhão que estabelecerá o saguão de embarque e desembargue, sede do corpo de bombeiros e núcleos das companhias aéreas. Depois que o Exército concluir a obra, a Aeronáutica que é a detentora natural do local, repassará a unidade à Infraero, que passará administrar o aeroporto, inclusive colocando em prática as ações prometidas pelo governo, de operar com linhas regulares a partir de Caravelas, que darão ligação a todo Brasil e ao mundo.

O superintendente regional do Centro-Leste da Infraero, Wellington Santos da Silva, terminou de realizar uma inspeção no Aeroporto de Caravelas, em que participaram também da visita o gerente de Gestão de Navegação Vili Krieck e o coordenador de Gestão da Manutenção, Valdir Ferreira dos Santos. O subtenente Jeovanir, disse que o 11º Batalhão de Engenharia está preparando máquinas e equipamentos e contingente de homens para realizar mais esta grande obra em nome da União, cuja execução será agilizada pela proximidade da base dos serviços do Batalhão.

“O foco da nossa visita aqui é a atividade que a Infraero exerce no Aeroporto de Caravelas, que é a parte de navegação e controle de tráfego aéreo. Nós temos uma equipe de funcionários que cuida da manutenção e operação do aeroporto, sempre pronta para operar. Então, a Infraero vem mantendo toda essa equipe aqui de forma que o aeroporto possa entrar em atividade”, disse o superintendente Wellington.

O gerente regional de Navegação Aérea, Vili Krieck, declarou: “Quero salientar que todos os equipamentos e instrumentos necessários para a navegação área aqui do aeroporto estão operando plenamente. A última vez que estivemos aqui foi em 2008, quando suspendemos toda a operação com o fechamento do campo pelos órgãos do Sindacta 3 e do 2º Comando Regional. Tivemos que retirar os operadores porque não existiam mais aeronaves operando aqui, mas todos os equipamentos mantidos estão prontos para operar”.

O prefeito de Caravelas, Luiz Antonio Alvim Delgado, “Loló”, recepcionou e acompanhou todas as autoridades durante a inspeção, entrega do pessoal e das máquinas que irão operar na recuperação do aeroporto. “Estou muito contente por saber que as coisas estão andando bem e que em breve, as obras terão início, e que num mais curto prazo de tempo possível, a nossa região seja uma nova realidade econômica com vôos diários em nossa porta levando e trazendo gente de todo mundo para a costa das baleias”, destacou Loló.

Fonte: Athylla Borborema / Teixeira News

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui