Defensor da interiorização do ensino universitário no interior baiano, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) participou, nesta quinta-feira (06), em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia, de uma audiência pública para discutir o funcionamento da futura Universidade Federal do Sul da Bahia, cuja sede será em Itabuna e campi em Porto Seguro e Teixeira de Freitas.
– A universalização do ensino superior é uma necessidade que se faz cada vez urgente para oportunizar aos jovens outras possibilidades na educação, disse Valmir. Ainda conforme disse Valmir, que defende que a Universidade do Sul da Bahia também tenha um campus avançado em Itamaraju e Eunápolis, esses municípios têm umapopulação jovem que, ao concluir o Ensino Médio, ficam sem oportunidades de continuar os estudos a não ser migrfando para outras regiões e estados. “Com essas novas universidades essa realidade vai mudar e trará benefícios para todos”, diksse.
A audiência pública foi aprovada pela Comissão de Educação da Alba e contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo e dos deputados estaduais Rosemberg Pinto, Temóteo Brito, Coronel Santana, Deraldo Damasceno, José Raimundo, Bira Coroa, Luizinho Sobral, Ângela Souza, Ivana Bastos, Nelson Leal, Ronaldo Carleto, Marcelino Galo, Maria Del Carmem e Cláudia Oliveira. Participaram também os deputados federais Maurício Trindade, Edson Pimenta e Valmir Assunção. Estiveram ainda presentes ao evento professores, estudantes, lideranças políticas regionais e locais.
A Ufesba é uma das quatro novas Universidades Federais criadas pelo Ministério da Educação do governo Dilma. Dessas quatro, duas serão implantadas na Bahia, uma no Sul, com campus em Teixeira de Freitas e Porto Seguro, e a reitoria em Itabuna e a outra no Oeste do estado, com sede em barreiras e campi em Bom Jesus da Lapa, Barra e Luís Eduardo Magalhães. O petista Marcelino Galo, também salienta sobre a importância da instituição de ensino para a região.
Fonte: Ascom do deputado Valmir Assunção