Técnicos do Escritório Local da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA) de Valença acompanharam, na manhã desta sexta-feira (04), agricultores familiares do município, que entregaram pela primeira vez produtos da agricultura familiar para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Os alimentos serão destinados a creches municipais e comunitárias, hospitais, abrigos e entidades religiosas.
A equipe da EBDA realiza nas comunidades rurais que estão participando do PAA os seguintes trabalhos: acompanhamento da produção agrícola, certificação da qualidade dos produtos e auxilio na preparação da proposta de participação do Programa. Esta foi a primeira entrega de 60 agricultores familiares, que forneceram aimpim, banana da terra, graviola, ilhame, banana da prata e poupas de frutas.
Para Agemiro Fausto de Matos presidente da Associação dos Pequenos Agricultores do Tabuleiro do Orobó (Apato), hoje é um dia de conquista, de vitória. “Estamos em festa, já esperávamos há muito tempo por esse dia. Hoje eu tenho certeza de que podemos plantar com a segurança, porque tem para quem vender, e recebendo um dinheiro justo, por nossa mercadoria”, comentou Matos.
Participaram da entrega produtores rurais das comunidades do Tabuliero da Varzea representados pela Associação de Produtores Rurais do Baixão Tremendal e Cariri (Aprobatec), Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Médio Orobó (Aprumo) e membros da Associação dos Agricultores Rurais da comunidade do Tatu.
Outras ações da Empresa são a emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que permite o ingresso dos produtores rurais em Políticas Públicas. De acordo com Maiane Nascimento técnica do Pacto Federativo da EBDA a DAP representa o fortalecimento da agricultura na vida dos agricultores. “A DAP vem estimular, a produção agrícola, e com ela o produtor tem a possibilidade de aumentar sua renda, e consequentemente melhorar a qualidade de vida”, explicou.