Vai começar o Campeonato Sul-Americano de Beach Tennis em Cabrália

O beach tennis é um esporte que foi criado a partir do frescobol na Itália no fim da década de 1980 na província de Ravena, em Marina di Ravena e inicialmente foi chamado de Rakketone e na década seguinte ganhou este nome.
Um dos criadores foi o italiano Giandomenico Belletini, o fundador da IFBT, International Federation of Beach Tennis, a Federação Internacional de Beach Tennis, que realiza torneios pelo mundo atrelados às Confederações de Beach Tennis em cada país com sistema de pontuação de ranking para designar favoritos em cada chave seja de Dupla Masculina, Feminina, Dupla mista, Simples, Veteranos e Jovens até 18 anos.
O esporte é praticado por cerca de 1 milhão de pessoas no mundo e cresce mais de 20% no Brasil. As primeiras raquetadas no país foram em 2008 na praia de Ipanema por intermédio de Adão Chagas, ex-árbitro de tênis dos mais renomados do mundo, e hoje membro da CBBT, a Confederação Brasileira de Beach Tennis.
O beach tennis pode ser disputado em simples ou em dupla e é jogado com raquete e bola padronizadas. As raquetes não possuem corda e são feitas de materiais como kevlar, grafite e carbono, além de terem medidas de no máximo trinta centímetros de largura e cinquenta e cinco centímetros de comprimento. Já a bola parece com a de tênis, porém é despressurizada (bola soft) atualmente são utilizadas as bolas “Stage 2” (estágio 2) de coloração alaranjada. O material pode ser encontrado em algumas lojas de esporte e também pela internet.
O jogo é disputado em uma quadra de areia – com área de 16×5m para simples e 16×8m para dupla – e uma rede de 1,70 m de altura. O objetivo de cada jogador é devolver a bola recebida, sem tocar no chão e com apenas uma raquetada, para o lado adversário. O jogo segue a mesma contagem do tênis convencional, mas sem vantagem nos games, quando se chega ao 40 iguais quem fizer o próximo ponto ganha o set. Diferente do tênis onde cada um saca para um lado, no Beach Tennis o jogador faz o serviço de qualquer lado do fundo da quadra e para qualquer um do outro lado. Não existe o let quando a bola bate na rede após o saque, ou seja, o jogo segue. Não existe também o segundo serviço. Um saque para fora ou na rede configura ponto da dupla rival.
Os torneios podem ser jogados com as seguintes categorias  simples feminina, simples masculina, dupla feminina, dupla masculina e dupla mista. No Brasil os torneios geralmente incluem as categorias: Profissional, A (Avançado), B (Intermediário), C (Iniciante), Master +40, e para Jovens Sub-18 e Sub-14.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui