Vagas abertas para curso de formação profissional gratuito na Bahia

Inscrições para o programa Rotas e Travessias encerram quinta-feira (23) para moradores de Salvador, Alcobaça, Mucuri, Prado, Caravelas, Nova Viçosa e Teixeira de Freitas

Vagas abertas para curso de formação profissional gratuito na Bahia
Vagas abertas para curso de formação profissional gratuito na Bahia. Fotos: Ascom

O Instituto Aliança, em parceria com a Suzano, Fundação Forge, Zurich Foundation, Zurich Santander e Zurich Brasil, está com inscrições abertas até o dia 23 de janeiro, para o programa de formação profissional Rotas e Travessias. A formação gratuita é destinada a jovens de 17 a 24 anos, residentes nos municípios de Salvador, Teixeira de Freitas, Mucuri, Prado, Alcobaça, Caravelas e Nova Viçosa.

O curso terá duração de três meses, com previsão de início em 27 de janeiro. O programa prepara os jovens para ingressarem no mercado de trabalho e aborda competências socioemocionais, digitais e empreendedoras, além de preparar para processos seletivos. Os estudantes que concluem com êxito a formação são certificados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vagas abertas para curso de formação profissional gratuito na Bahia

As aulas são inteiramente online e cada participante vai receber um tablet com acesso à internet, para uso durante o período do curso. Os alunos terão dois encontros online semanais, mas com interação permanente com os educadores e atividades realizadas através das plataformas digitais do curso.

De acordo com o Instituto Aliança, mais de 70% dos jovens que concluem a formação conseguem inserção no mercado de trabalho. A iniciativa busca atingir principalmente jovens em situação de vulnerabilidade social, de forma a viabilizar a inserção no mundo do trabalho, quebrando o ciclo da pobreza e reduzindo desigualdades sociais.

Vagas abertas para curso de formação profissional gratuito na Bahia

O gerente executivo de Relacionamento Social da Suzano, Giordano Bruno Barbosa, afirma que o apoio ao projeto está alinhado com as metas sociais da companhia. “Estamos engajados com o desenvolvimento social das regiões onde atuamos. Até 2030, a Suzano se compromete a tirar 200 mil pessoas da linha da pobreza, e a inserção profissional de jovens é um dos pilares fundamentais para que consigamos alcançar essa meta”, ressalta Giordano.

Requisitos e inscrição

Para participar da formação, os jovens de 17 a 24 anos devem atender aos seguintes critérios: Estar cursando o 3º ano ou ter concluído o Ensino Médio em escola pública; possuir o certificado de reservista (homens); ser residente nos municípios de Salvador, Teixeira de Freitas, Mucuri, Prado, Alcobaça, Caravelas ou Nova Viçosa (BA), e ter o desejo de ingressar no mercado de trabalho.

Está vetada a participação de pessoas que já tenham participado de programa de inserção socioprodutiva do Instituto Aliança e outros programas sociais apoiados pela Suzano. Para se inscrever, basta acessar o site do Instituto Aliança. Mais informações serão divulgadas através das redes oficiais do instituto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui