Vacinação contra pólio tem cobertura de 19,82% na BA; meta era de 95%

Números foram divulgados ao G1 na tarde desta terça-feira (11).

190.798 crianças foram imunizadas; público-alvo total é 965.456.

Em Salvador, 15% das crianças foram vacinadas (Foto: Reprodução/RBS TV)Apenas 19,82% das crianças de seis meses a cinco anos de idade foram vacinadas contra a Poliomielite na Bahia até esta terça-feira (11), conforme a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

O órgão revela que, das 965.456 crianças que estão na faixa de idade de vacinação, somente 190.798 foram imunizadas.

A expectativa do órgão de saúde era de que, até o sábado (8), quando ocorreu o Dia “D” de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, 95% do público-alvo já estivesse imunizado em todo o estado.

Em Salvador, conforme a Sesab, 25.371 crianças foram vacinadas contra a doença. A meta era de que, até o sábado, um número estimado de 156 mil meninos e meninas já estivessem imunizados. A cobertura da vacinação no município é pouco mais de 15%.

De acordo com a Sesab, a campanha de vacinação segue até o final do ano, e crianças podem ser atendidas nos postos de saúde dos municípios.

A poliomielite é uma doença infecciosa causada por vírus, que causa paralisia dos membros inferiores, podendo atingir os músculos respiratórios, o que aumenta o risco de morte.

A única medida de prevenção eficaz é a vacinação. Apesar do Brasil estar livre do poliovírus há 25 anos, a vacinação é necessária para que não haja reintrodução da doença no território nacional, até a concreta certificação mundial da erradicação do agente infeccioso.

 

 

 

Fonte: G1

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui