Vacinação anti-rábica em cães e gatos neste sábado

Vacinação
Acontece neste sábado, 11, por meio da Secretaria Municipal d Saúde, o dia D da vacinação anti-rábica em Itagimirim. A campanha busca vacinar cães e gatos contra a raiva. A vacinação será das 8 às 16 horas na Praça Castro Alves, Praça Domingos Vencedor, Ginásio de Esporte e Posto de Saúde do bairro Norberto Fernandes.

De acordo com o coordenador da campanha, Leopoldo Lacerda, a imunização é fundamental, pois a raiva é uma doença contagiosa ao ser humano, transmitida pela saliva dos animais. A doença causa inflamação e danos no cérebro (encefalite) e leva a pessoa à morte. Não existem registros da doença no município, isso se deve a um intenso trabalho de imunização e colaboração da população.

A vacinação é indiscriminada e todos os cães e gatos devem ser vacinados, independentemente do estado vacinal anterior. No caso de animais primovacinados (primeira dose), deve ser administrado um reforço vacinal, com intervalo de 30 dias.

Raiva animal

A raiva é considerada um grave problema de saúde pública, por apresentar letalidade de 100%. A doença é causada por um vírus (Lyssavírus) que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem.

A transmissão ocorre por meio do contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico. A pessoa agredida por um animal raivoso que não receber o tratamento preventivo pode adoecer e, uma vez estabelecidos os sintomas, a doença evoluirá para o óbito.

ASCOM PREFEITURA DE ITAGIMIRIM

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui