Vacina da febre amarela é uma dose única para vida inteira, diz Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas

Vacina da febre amarela é uma dose única para vida inteira, diz Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas
Valéria disse que a população de Teixeira de Freitas pode ter tranquilidade no sentido de que as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde. Foto: Lenio Cidreira/OSollo

O número de casos suspeitos de febre amarela é preocupante, a possibilidade da transmissão em áreas urbanas é real, e o vírus da febre amarela circula em todos os municípios das regiões da Bahia. O jornalismo d’O Sollo conversou com Valéria Ferreira Lima Bittencourt, enfermeira, técnica da Vigilância Epidemiológica e responsável pelo setor de Imunização da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas.

Valéria disse que a febre amarela é uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Ela não pode ser transmitida de pessoa a pessoa diretamente, é necessário que tenha mosquito para essa transmissão. Os principais sintomas são: febre, mal-estar geral, calafrios “e uma característica muito peculiar é a questão da pele e olhos amarelados e podem ocorrer algumas manifestações hemorrágicas, como sangramentos espontâneos, gengivas, nariz e sangue nas fezes”, explica.

Disse ainda que Teixeira de Freitas não uma área de recomendação para vacina de febre amarela, no entanto, ela é uma área de muita movimentação devido à proximidade com o litoral e com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, desta forma, é notável que no ano de 2017 houve alerta da febre amarela aqui por conta dessa localização, por isso, “Teixeira e os municípios da região do extremo sul baiano, apesar da Bahia não ser uma zona de risco, oferta a vacina da febre amarela”.

“A vacina da febre amarela faz parte do calendário da nossa rotina, assim como ofertamos outros tipos de vacina, assim também é com a febre amarela”. Valéria explica que após aberto o frasco da vacina contra febre amarela, o qual serve para dez doses, é preciso usar todo em poucas horas, do contrário, terá que ser jogado fora. Assim, “por causa da demanda, da busca que é pequena, nem todo o dia as pessoas procuram por essa vacina, fazemos uma escala de vacinação para otimizar essas quantidades de dose, todos os dias da semana, toda pessoa da comunidade pode  ir à sua unidade e buscar o dia específico que irá acontecer a vacina, não precisa ser a unidade que você mora, todas as salas de vacina estão abertas para vacinar qualquer pessoa da população”, esclarece.

Valéria acrescentou ainda que em 2017 houve uma mudança no calendário vacinal. “Até 2016, a criança tomava uma dose da vacina da febre amarela aos 09 meses e tomava um reforço com 04 anos, de forma que ficava então com duas doses, antigamente ainda tinha um reforço de 10 em 10 anos, esse reforço de 10 anos foi tirado, em 2017 até esse reforço aos 04 anos foi retirado também, de forma que desde o ano de 2017 o que vale é uma dose para vida inteira, então a febre amarela hoje é dose única”, conta.

Ela concluiu dizendo que a população de Teixeira de Freitas pode ter tranquilidade no sentido de que as vacinas estão disponíveis nas unidades e que se necessitar é apenas ver o dia correto da escala de vacinação, “podem procurar unidades fora de sua residência que também serão atendidos, as salas de vacinas de Teixeira de Freitas estão abertas e temos a vacina a ofertar”, tranquiliza.

“É um momento que requer nossa atenção e mobilização da comunidade, principalmente os turistas que estarão visitando nossa região, que detém belas praias”, afirma o secretário de Saúde, Max Almeida. Foto: Wesley Moral

O secretário da Saúde Max Almeida relatou que a Secretaria passa por um momento de estudo e planejamento desta nova gestão, contudo, áreas prioritárias devem seguir seu funcionamento e garantido o acesso e manutenção da vida humana.

“Umas das áreas que estamos trabalhando e dando prioridade e atenção são as vigilâncias, ainda mais por estarmos em limites de fronteiras com estados que têm áreas de risco. É um momento que requer nossa atenção e mobilização da comunidade, principalmente os turistas que estarão visitando nossa região que detém belas praias, temos uma costa encantadora e para todos que vêm visitar nossa região é importante que se vacinem e estejam imunes para que não haja um descontrole sanitário da febre amarela devido à contaminação causada por este fluxo de pessoas de outros Estados. É importante que todos nós estejamos atentos”, alerta Max.

“Vamos precisar estar alinhados uma vez que o objetivo é comum a todos. A Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas se encontra alerta e atuante neste aspecto, e conta com a colaboração de todos neste período de maior fluxo de visitantes”, conclui.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui