Usina Santa Maria faz teste em massa de covid-19 em colaboradores para dar início à moagem 2021

O gerente de relações institucionais da Usina Santa Maria, Marcos Lemos, e a equipe de saúde. Fotos: OSollo

A Usina Santa Maria, empresa dedicada à exploração da cana-de-açúcar e à produção de álcool, mantém as previsões iniciais para moagem 2021 em meio ao cenário de Covid-19, sem alteração programada em suas unidades de produção.

Preocupada com a saúde dos colaboradores, a Usina Santa Maria está investindo em protocolos de prevenção contra a Covid-19.  A empresa testará 800 colaboradores, com testes sorológicos do tipo IgM / IgG, e iniciou as coletas na última terça-feira, dia 09 de março.

O procedimento está sendo realizado pelas profissionais de saúde do Serviço Social da Indústria (SESI Ilhéus), em parceria com um laboratório de análises clínicas Hilab, de Santa Catarina, obedecendo à conduta de manuseio estabelecida por protocolos do Ministério da Saúde.

As profissionais de Saúde do SESI Flávia, Laiane, Lilian, e o gerente de relações institucionais da Usina Santa Maria, Marcos Lemos.

Os testes rápidos oferecidos pelo SESI Bahia usam tecnologia via internet, que permite acesso ao resultado do exame por meio de um laudo assinado pelo responsável técnico do laboratório, em cerca de 20 minutos. Realizados a partir de amostras de sangue dos pacientes, os testes sorológicos detectam a presença das imunoglobulinas IgM e IgG, anticorpos produzidos pelo organismo, em resposta ao contato com o vírus.

De acordo com a empresa, todos os colaboradores estão sendo testados antes de serem alojados e ficarão em quarentena por um período de 14 dias.

Desde o início da pandemia, a Usina Santa Maria vem adotando diversas medidas preventivas para preservar a saúde dos seus colaboradores. A ideia é realizar os testes de detecção do coronavírus, tanto nos que estão atuando em campo como nos que estão em home office, incluindo os colaboradores terceirizados.

Além da testagem, a empresa informou que toma todos os cuidados com a saúde dos funcionários, como distanciamento físico, higienização com álcool 70% de todos os ambientes, medição de temperatura no acesso à unidade e uso de máscaras. Estas ações tem o objetivo de entender o cenário atual do quadro de profissionais em relação à Covid-19 e será fundamental para o planejamento das atividades.

Para a safra 2020/2021, segundo mencionou o gerente de relações institucionais da Usina Santa Maria, Marcos Lemos, a usina estima moer 1.900.000  toneladas de cana, com uma produção de 160.000.000 litros de etanol.

Texto: MedeirosNeto.com

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui