UPB e Seplan preparam municípios para planejamento plurianual

UPB e Seplan preparam municípios para planejamento plurianual

Visando a preparação dos 417 municípios para a construção dos Planos Plurianuais Municipais 2018-2021 (PPA-M 2018-2021), a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Secretaria Estadual do Planejamento (Seplan), em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), irão realizar nesta quarta-feira, dia 19, o seminário “Planejamento, Cenário e Oportunidades para o PPA Municipal 2018-2021”. A atividade, que será realizada no auditório da UPB, é destinada a prefeitos e gestores de planejamento municipais.

“Será uma construção conjunta, na qual os prefeitos terão oportunidade de trocar experiências e tratar sobre dificuldades em comum”, avalia o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro. O prefeito acrescenta, ainda, que o bom planejamento reflete em ações positivas para os municípios. “Temos que enxergar as oportunidades e estabelecer metas a serem acompanhadas”, afirma.

De acordo com o Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, a expectativa é que o seminário possa contribuir para a construção de um Plano Plurianual que efetivamente se converta em políticas públicas. “A seplan espera fazer com que os municípios pensem um planejamento integrado ao estadual e federal e, dessa forma, possam construir um PPA que reflita as demandas sociais contribuindo assim para formulação das políticas públicas”, declara.

No turno da manhã, a partir das 8h30, será ministrada a palestra Planejamento e Desenvolvimento: O PPA-M como ferramenta de articulação e desenvolvimento regional. No turno da tarde serão realizadas duas mesas temáticas: “Cenário Socioeconômico para a Bahia” e “Cenário de Oportunidades para os municípios”.

O PPA-M irá estabelecer as diretrizes, objetivos e metas para a administração pública municipal para o período entre os anos de 2018 e 2021.

A preparação para construção do PPA-M segue durante o mês de maio, quando será realizado o “Curso de elaboração do PPA Municipal”. A iniciativa, que irá atender a todos os territórios de identidade baianos, será realizada em cinco municípios estratégicos: Feira de Santana, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna e Lençóis.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui