Depois de uma seca de décadas, foi inaugurada mais uma Universidade Federal, dessa vez no Sul da Bahia. O que isso vai representar para o crescimento da região só será avaliado no futuro. Excelência intelectual, progresso, vinda de estudantes para as cidades contempladas, aumento de consumo, tudo isso será consequência.
Valeu, D. Dilma.
Espinosa e a ética
“Com efeito, o entendimento e a vontade que constituiriam a essência de Deus, deveriam diferir enfim do nosso intelecto e da nossa vontade, e não poderiam ter de comum com eles senão o nome, tal qual o que há de comum entre o Cão, constelação celeste, e o cão, animal que ladra…”
Ética é uma obra fundamental de Baruch Espinosa, onde o filósofo propõe uma nova concepção de verdade: “não mais como adequação entre intelecto humano e objeto de conhecimento, mas verdade enquanto índice de si mesma e do que é falso…”
A seleção de textos é da brilhante filósofa brasileira, Marilena Chauí.
Cláudio Cavalcânti
A morte do ator Cláudio Cavalcânti leva do mundo artístico mais um que fez da sua arte, vida e motivo. Para isso, sempre se valeu da ética e da participação nos movimentos sociais, sem deixar que arte fosse sinônimo de alienação.
Saudades de nosso Irmão Coragem.
Judiciário confuso
O ministro Joaquim Barbosa afirmou em palestra que “não há Judiciário mais confuso que o nosso.” Que tal, senhor ministro, promover uma grande campanha para acabar com essa confusão? É bom lembrar que o STF referendou a entrega de Olga Benário aos nazistas por Getúlio, só para registrar um passado não tão distante.
Tem muito mais.
Cynara Novaes
Dois poemas de Cynara Novaes, poetisa de nossas canções:
nome
As rosas,
As hortênsias,
Dálias, margaridas…
E eu? Que faço eu na primavera
Sem ter nome de flor?
primor
A biblioteca cheirava a saber
E eu tinha fome e sede.
Apresentei-me sem reservas,
Àquele mundo silencioso e doce.
À minha primeira refeição
Denominei Banquete,
mas, ao continuar, chamei-a
Primor.