A maioria das USFs (Unidades de Saúde da Família), UPAs (Unidades de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência) e PAs (Postos de Atendimento) de Porto Seguro estão em processo de reforma – já concluídos ou a serem executados – na sede e distritos do município.
De acordo com a engenheira da Secretaria Municipal de saúde, Fernanda Froede Neumann, os reparos incluem serviços como pintura, revestimento de pisos e paredes, instalação e substituição de peças sanitárias, recuperação de telhados, revisão da parte elétrica e sanitária, troca de portas e janelas, instalação de grades, contenção de infiltrações, entre outros.
Segundo ela, os prédios dos postos de saúde foram encontrados em situação muito precária, com infiltrações, pisos quebrados, janelas e portas arrombadas, tetos desabando, enfim, muitos deles inapropriados para o atendimento. Fernanda ressalta que a orientação do prefeito Jânio Natal e do secretário Miguel Ballejo é para que as equipes trabalhem para garantir o conforto e a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes que buscam os serviços de saúde do município. “Após a conclusão dos reparos, a ideia é dar continuidade ao serviço de manutenção rotineira em todas as unidades”, enfatiza.
As intervenções já foram concluídas em 17 unidades; sete encontram-se em processo de execução e as obras estão prestes a ser iniciadas em outras 16. Entre as unidades onde a reforma já foi concluída estão as USFs Heraldo Lima (Estádio), Derlan Saad (Campinho), Vila Jardim (incluindo a Academia de Saúde), Paraguai, Gravatá, Arraial d´Ajuda, Parque Ecológico, Miraporto, Trancoso e Nova Caraíva. Encontram-se em execução o prédio do LACEN, o Centro de Fisioterapia, além das USF’s da Orla Norte, Edson Martins, Imbiruçu, Vera Cruz e a UPA Frei Calixto. Para essa importante unidade de saúde, está em processo de licitação um projeto para implantação de mudanças significativas na área do estacionamento e na fachada do prédio.