Na manhã desta quarta-feira (22), foi realizada a eleição para a nova Diretoria Executiva da União das Câmaras do Extremo Sul da Bahia (Ucames), na cidade de Teixeira de Freitas.
O evento contou com participação de representantes das 12 Câmaras Municipais que integram a entidade (Vereda não compareceu), destacando a relevância da união regional para fortalecer a atuação legislativa e ampliar o diálogo com outras esferas de poder.
Jonatas dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, foi eleito com 11 votos (houve um voto nulo) como o novo presidente da Ucames para o biênio 2025-2026. Ao assumir o cargo, Jonatas destacou a importância de lutar pelos direitos dos vereadores e fortalecer a presença política dos legislativos municipais.
“Eu estou aqui com o coração puro para dar o meu melhor na política pública. Quero lutar pelos direitos dos vereadores, porque somos o para-choque da sociedade e, muitas vezes, esquecidos. Vamos solicitar uma reunião com o governador Jerônimo para buscar benefícios para nossos municípios“, declarou.
Além da eleição, a assembleia abordou a prestação de contas financeiras e dos serviços realizados pela UCAMES durante a gestão 2023-2024. Gilmar Souza da Silva (Gilminha), presidente cessante, fez um balanço das suas realizações, enfatizando o fortalecimento institucional da entidade.
“Hoje encerro meu mandato com o sentimento de dever cumprido. Nosso primeiro passo foi regularizar toda a documentação jurídica da Ucames. Agora, o novo presidente tem a missão de construir a sede em Teixeira de Freitas, que representará os vereadores do Extremo Sul da Bahia“, afirmou.
A nova diretoria eleita para a gestão 2025-2026 ficou composta pelos seguintes membros:
- Presidente: Jonatas dos Santos (Teixeira de Freitas)
- Vice-presidente: Luciana Pires de Oliveira (Prado)
- Secretário: André Luis de Pereira e Lima (Medeiros Neto)
- Tesoureiro: Erico Carlos dos Santos Miranda (Alcobaça)
- Conselheiros: Maria Nilza Pereira Loyola (Caravelas), Hélio Alvarenga Penha (Mucuri), Cátia Sione Costa de Oliveira (Lajedão).
Entre as pautas discutidas, também foi aprovada, por unanimidade, a proposta de contribuição mensal das Câmaras para o fortalecimento das atividades da Ucames. Jonatas dos Santos reforçou que o valor arrecadado será utilizado para consolidar a estrutura da entidade e proporcionar suporte técnico às Câmaras filiadas.
A assembleia marcou mais um passo significativo para a integração das Câmaras do Extremo Sul da Bahia, consolidando a Ucames como uma importante ponte de diálogo entre os legislativos municipais e os governos estadual e federal.