Unesulbahia inova com cursos de graduação focados na pandemia

Modelo vai valorizar a educação interprofissional, focada na resolução de problemas diante do cenário atual

Unesulbahia inova com cursos de graduação focados na pandemia
Cursos especiais. Foto: Divulgação

Buscando sempre inovar em modelos educacionais para o ensino superior, a Faculdade Unesulbahia da Rede UniFTC está oferecendo cursos especiais de forma on-line para estudantes que almejam sua formação profissional, diante de um contexto tão complexo quanto o atual.

As inscrições estão abertas até o próximo dia 9 no site https://bit.ly/UniFTCVestOnline e aulas têm início em maio.

A proposta é ofertar uma graduação na qual a trilha do aprendizado do aluno valoriza a educação interprofissional, focadas na resolução de problemas diante do cenário da pandemia da Covid-19.

Dessa forma, a UniFTC evolui em programas educacionais contextualizados com problemas reais, agregando comodidade e flexibilidade e, ao mesmo tempo, a confiabilidade de um projeto sério e inovador.

De acordo com o Vice-presidente Acadêmico e de Relações Institucionais da Rede UniFTC, Ihanmarck Damasceno, trata-se de uma iniciativa que irá se apropriar do uso da tecnologia da informação e da comunicação e de metodologias ativas, que permitem oferecer uma experiência completa para os estudantes.

“O  aluno poderá cursar o primeiro semestre em apenas três meses, sem prejuízos ao conteúdo programático. Vamos manter as estruturas do ensino presencial, com aulas remotas, porém, ultrapassando as fronteiras dos encontros”, explica.

O formato conta com recursos como postagens de materiais didáticos, videoaulas, podcasts, exercícios, recomendações de leituras e acesso à bibliografia virtual. Sua modelagem acadêmica é composta por pré-aula, aula e pós-aula.

“O professor vai poder passar para o aluno um material para aprofundamento dos conteúdos, e também fazer uma avaliação contínua”, detalha Damasceno.

“Tratamos como ensino remoto, pois a estrutura é a mesma do presencial, os encontros serão diários, com professores das disciplinas presenciais, que produzem de forma individualizada e diferente do método tradicional EAD, em que o material é produzido em larga escala e de forma assíncrona, ou seja, desconectadas do momento real”, esclarece o Vice-presidente Acadêmico.

Os cursos especiais de graduação ofertados são originalmente presenciais, tendo adotado o formato remoto com base nas recomendações do Ministério da Educação (MEC), que autorizou o uso das metodologias complementares e o suporte do ambiente virtual neste período de distanciamento social.

Os estudantes que ingressarem neste semestre especial continuarão cursando em turmas presenciais no semestre posterior.

Educação interprofissional 

A educação interprofissional caracteriza-se pela junção de dois ou mais campos profissionais experienciando conhecimentos práticos e ações conjuntas e específicas para cada área de conhecimento.

Com ela, é possível articular melhor a qualidade do ensino, a pesquisa, a extensão e o projeto político pedagógico institucional, que expressa e prioriza a perspectiva da formação de profissionais éticos e comprometidos com a sociedade em que vivem.

Os interessados nos cursos especiais da UniFTC podem participar do processo seletivo através de Vestibular Agendado, Segunda Graduação ou Nota do Enem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui