UNEB participa de projeto de combate ao crack e outras drogas

O governo federal implantará 49 centros regionais de referência em crack e outras drogas (CRRs) no país, e a UNEB vai participar desse pioneiro projeto em algumas cidades da Bahia.

O lançamento da ação foi realizado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, durante seminário para implantação dos CRRs, no Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 17.

O CRR da UNEB vai atender inicialmente as cidades de Paulo Afonso, Jacobina, Juazeiro, Ribeira do Pombal e Jeremoabo, onde serão capacitados 240 profissionais de saúde, assistentes sociais e agentes comunitários para trabalhar com usuários de drogas e seus familiares. Os profissionais vão conhecer técnicas de tratamento contra a dependência química, além de desenvolver estudos clínicos sobre o crack.

No estado, as universidades federais da Bahia (Ufba) e do Recôncavo (Ufrb), e a Estadual de Santa Cruz (Uesc) também foram selecionadas para participar do projeto, que é gerenciado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), vinculada ao Ministério da Justiça.

Os centros regionais de referência estão inseridos no âmbito do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, coordenado pela Senad. Para executar o projeto, a UNEB vai receber repasse de R$ 218 mil, recurso oriundo do Fundo Nacional Antidrogas (Funad).

O seminário para implantação dos CRRs teve a presença dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Educação, Fernando Haddad , da Saúde, Alexandre Padilha, e do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello.

Participaram o encontro o reitor da UNEB, Lourisvaldo Valentim, e professora Josenaide Engracia, do Departamento de Ciências da Vida do campus de Salvador, que vai coordenar o projeto na universidade.

Mais informações no site www.uneb.br.


Fonte: Josenaide Engracia / coordenadora do projeto na UNEB

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui