O município de Una será beneficiado com mais uma etapa do Programa Luz Para Todos, do Governo Federal, um serviço solicitado pela deputada estadual Ângela Sousa (PSD) e pela prefeita Diane Rusciolelli, que vai beneficiar dezenas de famílias e garantir mais qualidade de vida para os moradores da zona rural. De acordo com informações dos técnicos da Coelba, serão atendidos a princípio o Cajueiro I e II, na região dos Lençóis. No total, serão 68 pontos instalados beneficiando mais de 60 famílias.
Preocupada com a situação dos moradores da zona rural e buscando beneficiar cada vez mais famílias com o Luz Para Todos, no ano passado a deputada estadual Ângela Souza e a prefeita Diane Rusciolelli fizeram à Coelba o pedido de celeridade na execução da obra. No ofício encaminhado ao diretor da Coelba, Moisés Sales Filho, Ângela Sousa explicou que a expansão desse projeto garantiria o fortalecimento da agricultura e a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município de Una. A solicitação também foi feita em audiência com o secretário estadual de Infraestrutura, Otto Alencar.
A união de forças entre governo municipal e estadual com a Associação dos Parceleiros do Projeto Conjunto Cajueiro I resultou na liberação do Programa Luz Para Todos. Mas no tramite de liberação, vários empecilhos causaram atrasos da obra entre elas o de pendências ambientais. Em agosto de 2013 foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Una com todos os representantes de associações para o debate sobre o programa. Na oportunidade, o diretor de energia da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, Gilson Moraes, falou das dificuldades enfrentadas para a execução do programa nas diversas regiões da cidade de Una.
Mas graças à intervenção da deputada estadual e da prefeita de Una, o serviço já está sendo executado. Além de Cajueiro I e II, Ângela Sousa também solicitou à Coelba a realização do serviço do Programa Luz Para Todos para as localidades de Angelim, Associação Beira Rio Unidos Venceremos, comunidade de Vila Brasil e Escola Paulo Freire, na região do Pau Queimado, em Una. “Trata-se de um projeto importante e que visa garantir mais desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida para as comunidades da zona rural. Precisamos expandir esses benefícios e atender a cada vez mais comunidades da Bahia”, destacou a deputada estadual.