“Da multidão dos que creram, uma era a mente e um o coração.” (Atos 4.32)
Uma multidão, com uma só mente e um só coração. Você tem clareza da força, do poder que há nisso? Seja no reino animal, seja nos movimentos sociais e políticos, seja em qualquer campo em que se pretenda segurança, força e bons resultados, uma só mente e um só coração são imprescindíveis. E é o que lemos em Atos a respeito dos primeiros cristãos. Se eles não tivessem se unido assim, como teria sido a história? Essa unidade, essa coesão é tão importante quanto desafiadora. A divisão nos enfraquece. Os predadores não atacam manadas, esses separam, dividem. É sua chance de fazer vítimas. Espiritualmente não é diferente. A força e saúde de uma igreja e daqueles que dela fazem parte depende da unidade que se dedicam a construir.
Quando lemos sobre a unidade percebida por Lucas em seus escritos, podemos pensar que fosse algo simplesmente natural. Quem sabe uma benção de Deus que teria convertido o coração de um ao outro? Penso que não se trate disso. A unidade sempre foi um desafio na história da igreja. A unidade sempre será uma escolha. A leitura do Novo Testamento mostra isso. Paulo escreveu procurando incentivar a unidade. Fosse entre duas pessoas (“O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor.” Fl 4.2), fosse para toda a igreja (“Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.” 1 Co 1.10).
Nestes tempos de tanta divisão e conflito, a igreja tem uma grande responsabilidade. Precisamos trabalhar e nos esforçar para estarmos mais unidos. Para unirmos nossa voz e nosso esforço é preciso buscar uma só mente. Uma só mente e coração apontam para o fato de que elegemos princípios e valores que nos unem. Uma só mente e um só coração apontam para Jesus com nosso Senhor, indica uma só escolha e propósito. A escolha de seguir a Jesus procurando viver Seu Evangelho. A escolha de amar a Deus e amar as pessoas. Não é fácil caminharmos unidos. Acabaremos indo mais lentamente. Mas é unidos que iremos muito mais longe e seremos muito mais fortes. Nem todos querem buscar a unidade que é tão importante para a igreja e para cada um de nós. Devemos orar e buscar isso. Sem unidade, sem uma só mente e um só coração teremos muita energia gasta e pouco resultado, muito movimento e pouco deslocamento. Que sejamos unidos. Uma só mente e um só coração!