Uma oração para aprender a orar

“Vocês, orem assim: ‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’.” (Mateus 6.9-13)

Antes de ensinar essa oração, Jesus afirmou algumas coisas sobre o que uma oração não deveria ser. Não deveria ser uma forma de se projetar como religioso, orando para que outros fiquem impressionados. Dentro da comunidade de fé há tanto espaço para orgulho (e tanto orgulho) quanto em qualquer grupo social. Por isso, Ele disse: tenham cuidado. Não deveria ser um rito (repetições) e também não deveria ser um método para ser atendido por Deus. Jesus disse que Deus sabe muito bem o que precisamos. Por outro lado, ensinou que a oração deve ser íntima e pessoal. Uma forma de relacionamento entre nós e Deus. E no modelo que ensinou aos discípulos, Jesus expos o caráter da oração cristã. O seu mais profundo sentido.

Encontramos nessa oração as razões da oração na fé cristã. Em algum momento podemos orá-la usando as mesmas palavras, mas devemos entender que o “orem assim” de Jesus, significa mais que apenas “usem essas palavras”. Significa que devemos orar buscando a vontade de Deus, o Pai, para que ela se realize, pois não tem sido feita como deveria e é o melhor fruto que podemos ter da nossa oração. Devemos orar para crescermos na consciência de que é por Deus e segundo Sua vontade que seremos verdadeiramente satisfeitos em nossas necessidades. Há outras fontes e formas, mas devemos depender de Deus. Que venha dele o nosso pão diário.

Devemos orar cientes de que não podemos amar a Deus e não amar o próximo! Devemos pedir a Deus o perdão e estar prontos a dar o perdão a quem precise do nosso. A relação com o Pai é confirmada pela relação com o próximo. Neste mundo mal, devemos orar para que Deus nos guarde do Maligno. Só assim viveremos de forma digna. A autossuficiência que nos leva a julgar e condenar não é cristã. É mundana e hipócrita! Quem ora a Deus deve ser humilde e bondoso com os homens. Devemos orar para que jamais nos esqueçamos de que toda glória, honra e poder pertencem a Deus. Afinal, em nossa fraqueza, sofremos da mania de deus. Na oração de Jesus, quem ora deve ser transformado pela oração que faz. Alguns pensam na oração que “move Deus”. Jesus nos ensina a oração que nos move em direção a Deus. E é assim que devemos orar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui