“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável.” (Salmos 51.10)
Em diversos capítulos dos salmos, encontramos os salmistas, entre eles o rei Davi, falando com Deus sobre os seus inimigos. São inimigos que perseguem que esperam que o pior aconteça com ele e são muitos. Mas no Salmo 51 Davi fala do mais sério dos seus inimigos. Um inimigo íntimo, que tem acesso a tudo, que sabe tudo. Um inimigo inseparável: ele mesmo. Sob certo ponto de vista, somos nosso mais desafiador inimigo. O mais difícil de enfrentar. Se não aprendermos a lidar conosco mesmos, se não colocarmos a nós mesmo nas Mãos de Deus, se não nos submetermos a Deus, seremos a maior dor de cabeça de nossa própria história. Por isso a oração do verso de hoje é tão preciosa para cada um de nós. Como Davi, precisamos orar por mudanças. Mudanças em nós mesmos!
Outros podem nos causar dificuldades! As circunstâncias podem nos abater! Mas somos nós mesmos nosso real problema. Precisamos de mudanças em nosso mundo interior, precisamos ser diferentes de um jeito melhor. É possível que Davi tenha escrito este salmo após ser repreendido pelo profeta Natã (2 Sm 12) por ter adulterado com a esposa de Urias e planejado seu assassinato. Urias era um de seus mais dedicados e valentes guerreiros (2 Sm 23.39). Neste salmo Davi pede perdão. Ele havia indo longe demais e nem havia percebido. Jeremias estava certo: nosso coração é enganoso e perverso (Jr 17.9). Davi seguindo o próprio coração e por fim sua vida estava de pernas para o ar. Precisamos ter cuidado pois não estamos livres de dar esses mesmos passos e chegar aonde, de fato, não gostaríamos de ter ido.
A mudança que Davi compreendeu que precisava era a mesma que cada um de nós precisa. Precisamos de um coração puro e um espírito reto, estável. Deus deseja nos dar um coração assim, mas isso envolverá a nossa disposição de nos submeter à Sua vontade e de aprender. No processo haverá coisas que somente Deus poderá fazer, mas haverá outras que Ele não fará, porque somos nós quem deverá fazê-las. Em alguns momentos pode ser doloroso e difícil, pois nosso problema está dentro de nós, muito mais que ao nosso redor. Que tal fazer dessa oração de Davi a sua oração para esta semana? Independente do que esteja enfrentando, mude para melhor e tudo ficará maias fácil. Que o Espírito Santo conduza você a momentos ricos de reflexão e quebrantamento. Que ao final da semana, seu coração seja mais bonito, puro e agradável a Deus.