Uma graça cheia de obras

“Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.” (Tito 2.14)

A graça de Deus se manifestou capaz para salvar todo ser humano. Não há quem não possa ser salvo pele graça! (Tito 2.12) As Escrituras nos dizem o contrário sobre a lei. Por meio dela nenhum ser humano poderia ser salvo (Gl 3.11). Por meio dela nenhum pecador pode ser justificado, ao contrário, por meio dela nossos pecados ficam evidentes. É pela graça, porque Deus amou a todos os pecadores, que pecadores são salvos. E cada pecador salvo pode ser uma boa notícia para os demais pecadores. Como Paulo disse sobre si: Cristo me salvou, sendo eu o principal os pecadores, para que todos vejam em mim o exemplo do que podem receber da paciência e amor de Deus (1 Tm 1.15-16).

A salvação de Deus a nós é a nossa remissão. Ser salvo é voltar a viver e a pertencer a Deus. O verbo remir tem o sentido de obter de volta, dando a ideia de que somos levados de volta para Deus, levados de volta aos propósitos de Deus, para que possamos ser quem Deus pretendeu que fossemos. E assim podermos superar o que o pecado, nosso e dos demais pecadores que nos influenciam ou influenciaram, fizeram de nós. Por isso as Escrituras dizem que, em Cristo, somos feitos novas criaturas (2Co 5.17). Deixamos de ser o resultado do pecado para nos tornar filhos da graça!

Por isso a maldade não permanecerá definindo-nos, desencaminhando-nos. Se pela fé nos entregamos à graça de Deus revelada em Cristo, podemos ser mais livres e mais bondosos cada dia. Podemos nos sentir, cada dia mais, pessoas abraçadas e aproximadas de Deus, para desfrutar de Sua presença e comunhão. E inspirados por Ele poderemos, cada dia mais, escolher caminhos melhores, praticar obras melhores, pois é este o propósito de Deus. Somos salvos pela graça, por meio da fé, como um dom de Deus. Não somos salvos pelas obras boas que praticamos! Mas fomos criadas para praticá-las, especialmente tendo sido remidos pela graça de Deus! (Ef 2.8-9).

ucs

 

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui