“Ou, qual é a mulher que, possuindo dez dracmas e, perdendo uma delas, não acende uma candeia, varre a casa e procura atentamente, até encontrá-la? E quando a encontra, reúne suas amigas e vizinhas e diz: Alegrem-se comigo, pois encontrei minha moeda perdida. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” (Lucas 15.8-10)
A segunda parábola de Lucas 15 muda de 1% para 10% a perda. Na primeira uma ovelha em cem se perde. Na segunda, uma dracma em dez se perde. O que Jesus está ensinando ao agravar o prejuízo? Talvez procurando nos mostrar o quanto valoriza a vida humana. Seu amor é bastante para não desistir de uma em cem, mas Ele deseja nos despertar para o valor que temos aos Seus olhos. Por isso a taxa de perda é aumentada em dez vezes da primeira para a segunda parábola. Um dos prejuízos de nossa descrença no amor de Deus é que perdemos nosso senso de valor. Nada e ninguém nos atribui o valor que realmente temos. Somente Deus.
O busca de Deus por nós é cuidadosa – Ele acende a candeia e procura atentamente! É claro que Ele sabe onde estamos, portanto Jesus está nos dizendo de algo mais. Está chamando nossa atenção para o fato de que Deus está ocupado inteiramente conosco. Deus, inteiramente dedica-se a encontrar cada um de nós! Deus, completamente, com todo Seu Ser, está comprometido com nossa causa. Mas é interessante como, tantas vezes, nos sentimos esquecidos por Deus! Na maioria das vezes porque a vida seguiu rumos contrários a nós, que nos fizeram sofrer. Acusamos Deus de descaso. O Deus que nos busca atentamente jamais nos abandona ao acaso ou nos relega ao descaso. Ainda que pareça!
Jamais entenderemos o quanto a vida ficou perigosa por causa de nossa condição, por termos nos perdido de Deus. Uma dracma perdida sob uma mobília, embora tenha valor, não tem valor algum. Seu valor depende de ser achada. Assim somos nós. Uma vez achados em Deus e por Deus poderemos ter alguma ideia do valor que temos e do sentido da vida. Aí, tragédia alguma nos roubará a esperança. Conheceremos a benção do pertencimento. Serviremos ao propósito para o qual existimos. Nossa vida produzirá alegria. O céu se alegra quando somos encontrados e o mundo é enriquecido. Cada pessoa achada por Cristo muda o valor da história humana!