“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” (Romanos 8.1-2)
Cristo veio a nós e nos encontrou na condição de condenados. O pecado, esse ente histórico misterioso, nos afetou e nos fez transgressores. Ser pecador não se trata apenas de fazer coisas erradas. Sendo pecadores, vemos de modo errado. Nossa visão é distorcida! Isso afeta tudo. Como disse alguém, não vemos a vida como ela é; a vemos como nós somos. É ver errado é viver errado. Como Don Quixote, lutamos guerras imaginárias e ignoramos a verdadeira.
A fé em Cristo é uma entrega, é submissão. A proximidade de Cristo nos ajuda a perceber que as coisas não são como as vemos; são como Cristo as vê. Temos então a possibilidade de viver “segundo o olhar de Cristo”. Ele diz que algo é bom e correto e podemos crer nisso, porque cremos nele. Na vida pela fé deixamos de crer em nossos próprios olhos e confiamos no olhar do Mestre. Assim podemos enfrentar as ilusões e por fim o domínio do pecado. É estar sob influência da lei do Espírito de vida que liberta da lei do pecado e da morte.
Andando pela fé, pelo olhar de Cristo, encontramos o caminho certo, o caminho da vida. Já não há condenação à nossa espera no final da jornada, pois andamos segundo a direção do Salvador. Cada passo com Ele ensina a viver a vida de forma nova e isso nos faz pessoas novas. Vamos nos tornando quem certamente deveríamos ser e não aquilo que o pecado nos faz. Ser cristão é aprender a ver pelo olhar de Cristo, é andar segundo Seus passos! Vivendo assim, não há condenação.