Um chamado à harmonia

“Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.” (Romanos 12.16)

Viver em harmonia significa viver com relacionamentos saudáveis. Não significa apenas ausência de conflito, pois pode ser que alguém domine e explore o outro e este se submeta, não havendo nenhum conflito. Mas isso não é harmonia! Por isso Paulo começa dizendo: tenham a mesma atitude uns para com os outros. Harmonia só existe se há respeito mútuo, valorização mútua, espaço para todos. É preciso também que cada um não seja orgulhoso. Os orgulhosos afastam pessoas, pois as ferem e desprezam.

O remédio contra o orgulho é a humildade. Então Paulo diz para não sermos sábios aos próprios olhos. Já ouvi alguém dizer que ser humilde é ser quem você é. Fazer-se menor é falsidade e não humildade. Discordo veementemente. Alguém pode ser falso fazendo-se de humilde, mas humildade é exatamente fazer-se menor, não usar todas as prerrogativas, não valorizar os próprios troféus. Foi isso que Jesus fez. Humilhou-se tornando-se servo e sendo obediente até a morte (Fl 3.5-8). Ser humilde é abrir mão de ser e fazer-se menor para melhor estar com o outro.

Somos muito complexos e facilmente perdemos o equilíbrio. Ser um promotor de harmonia relacional é um grande feito. Exige prática e a graça de Deus. Pessoas assim são inesquecíveis, são grandes e admiráveis. Mas elas nunca ocupam esse lugar da grandeza e nem fazem o que fazem para ganhar destaque. Elas entendem o valor do outro e sabem que seria uma grande perda perder o outro e ficar apenas consigo mesmo. Seja hoje um embaixador da harmonia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui