UFSB promove 1º Fórum sobre Sífilis do Extremo Sul da Bahia

UFSB promove 1º Fórum sobre Sífilis do Extremo Sul da Bahia
1º Fórum sobre Sífilis do Extremo Sul da Bahia. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Na manhã desta quinta-feira, 19 de setembro, teve início o 1º Fórum sobre Sífilis do Extremo Sul da Bahia, realizado pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas.

As atividades seguem até a tarde desta sexta (20), no auditório da Câmara de Vereadores. Dentro da programação, ocorrem palestras, discussões e oficinas.

UFSB promove 1º Fórum sobre Sífilis do Extremo Sul da Bahia
Auditório Francistônio Pinto lotado durante a abertura

Representantes de todos os municípios da região estão entre os convidados. O fórum dá continuidade a uma série de eventos que a universidade vem desenvolvendo sobre o assunto.

Segundo a dr.ª Érika Sampaio, professora de Medicina da UFSB, um dos objetivos do evento é traçar medidas para o enfrentamento da doença.

UFSB promove 1º Fórum sobre Sífilis do Extremo Sul da Bahia
A dr.ª Érika Sampaio, professora de Medicina da UFSB

A gente sabe que Teixeira, como município de referência, acaba tendo uma sobrecarga muito grande. Acredito que por isso a iniciativa tenha partido daqui, também pelo fato da UFSB e do curso estarem instalados aqui“, disse.

Durante a abertura, os participantes assistiram à apresentação feita por Mayra da Rocha Santos Freire, especialista em Saúde Coletiva pela UFSB, acerca de sua pesquisa sobre a situação epidemiológica das sífilis congênita e em gestantes no Extremo Sul, entre 2007 e 2017.

UFSB promove 1º Fórum sobre Sífilis do Extremo Sul da Bahia
A dr.ª Márcia Moraes, orientadora, e Mayra da Rocha Santos Freire, pesquisadora

Segundo a pesquisadora, o desejo de realizar o trabalho nasceu na própria universidade. “Um levantamento feito em Teixeira de Freitas nos despertou a saber como estava a situação da sífilis no município e região“, disse.

A orientadora da pesquisa foi a dr.ª Márcia Maria dos Santos Moraes, também professora da instituição. Segundo ela, trata-se de um início das discussões devido ao seu caráter reflexivo e de seu panorama histórico.

A grande preocupação desse evento foi trazer os representantes dos  13 municípios da região, pois esse trabalho foi feito para eles. Para nós, consagra a pesquisa da Mayra. A gente está muito contente com a presença do público aqui“, destacou a doutora.

O fórum é promovido pelas ligas acadêmicas de Ginecologia Obstetrícia, de Saúde da Criança e de Medicina de Família e Comunidade.

UFSB promove 1º Fórum sobre Sífilis do Extremo Sul da Bahia
O secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Fabiano Marily

Entre os participantes, está o secretário de Saúde de Teixeira de Freitas, Fabiano Marily. Em diálogo com o jornal OSollo, ele falou da importância do evento dadas as altas taxas da doença na região.

Os números da região Extremo Sul estão elevados com relação ao Estado, mas Teixeira de Freitas saiu de um índice de 20 casos por mil nascidos vivos e estamos hoje com dois casos a cada mil nascimentos. Isso se deve ao trabalho desenvolvido na Atenção Básica“, informou o secretário.

A doença

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. A sífilis pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada ou para a criança durante a gestação ou parto.

A infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação. O acompanhamento das gestantes e parcerias sexuais durante o pré-natal previne a sífilis congênita e é fundamental.

Em formas mais graves da doença, como no caso da sífilis terciária, se não houver o tratamento adequado, pode levar a pessoa à morte. [Fonte: Ministério da Saúde]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui