UFSB mantém nota máxima na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC)

UFSB mantém nota máxima na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC)
UFSB mantém nota máxima na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC). Foto: Ascom

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram no final de março o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) referentes a 2021, e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) conquistou novamente a nota máxima da escala, que vai até 5. Apenas 15 universidades federais do Brasil obtiveram esta nota, e a UFSB é a única na Bahia com este conceito. Com isso, a instituição manteve a ótima avaliação obtida na sua primeira participação, em 2019.

O IGC é o Índice Geral de Cursos, um indicador construído com base em uma média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação das universidades. Ele sintetiza a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de educação superior em um único indicador. A avaliação considera a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) a cada triênio, a distribuição de alunos entre graduação e pós-graduação e as notas dos programas de pós-graduação de cada instituição. A nota de um curso no CPC, por sua vez, representa o valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Para a reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, o resultado indica uma consistência da qualidade do trabalho desenvolvido por docentes, técnicos e estudantes ao longo do período avaliado. “Isso confirma a UFSB como uma universidade que está conseguindo ter um bom desempenho dos seus estudantes, uma boa formação, apesar das dificuldades que têm sido uma constante desde o início de nossas atividades. A confirmação dessa nota é a mostra de uma consolidação da UFSB como uma instituição de alta qualidade, e de que todos estão fazendo um trabalho de excelência na universidade”, avalia a gestora. “Temos de parabenizar muito os nossos docentes, nossos discentes pela dedicação aos seus cursos. Todos os servidores técnicos e docentes e nossos estudantes estão de parabéns”, concluiu a reitora, destacando a importância desse conceito para uma das mais jovens universidades federais do país, que completa dez anos de criação em 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui