UFSB é a única universidade baiana com nota máxima na avaliação do MEC

UFSB é a única universidade baiana com nota máxima na avaliação do MEC

Mesmo sendo uma das mais novas instituições federais de ensino superior, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) figura na lista de instituições que obtiveram nota 5 no Índice Geral de Cursos (IGC), uma das mensurações de qualidade que o Ministério da Educação (MEC) realiza periodicamente.

O resultado foi divulgado pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP/MEC) nesta semana (consulte a planilha do IGC 2019 neste link).

A avaliação considera a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) a cada triênio, a distribuição de alunos entre graduação e pós-graduação e as notas dos programas de pós-graduação de cada instituição.

Os dados divulgados se referem ao período pré-pandemia, no triênio de 2017 a 2019, com 2.070 instituições avaliadas no Brasil. Esse período inclui o início das avaliações dos cursos da UFSB, quando os cursos de Primeiro Ciclo, os mais antigos, passaram pelos trâmites de reconhecimento, com visitas in loco de avaliadores do Inep e as primeiras participações no Enade. Apenas 46 instituições obtiveram esse conceito máximo, com doze universidades federais nessa lista.

Para a reitora, professora Joana Angélica Guimarães da Luz, o resultado mostra o valor do trabalho desenvolvido pelas equipes em cada campus e na reitoria. Segundo a gestora, a nota máxima do IGC representa a consolidação dos cursos, incluindo os de segundo ciclo que começaram a funcionar em 2018, além da tranquilidade institucional perante a legislação.

Os ajustes feitos para que as unidades acadêmicas pudessem funcionar plenamente e passassem a ter mais autonomia na proposição de novos cursos a partir de seu corpo docente também foi outra medida positiva. “Isso mostra para nós, da gestão, que estamos no caminho certo, na proposição e organização administrativa e acadêmica que estamos realizando. Quando você tem fluxos mais claros, isso dá mais tranquilidade para que a comunidade obtenha resultados como este”, pondera a reitora.

O índice classifica as instituições com notas de 1 a 5. Foram classificadas com conceito 4 pelo Inep 26 instituições baianas, entre públicas e particulares.

Ao todo, foram avaliadas na Bahia 109 faculdades, universidades, centro universitários e institutos federais de Ciência e Tecnologia, tanto públicos, quanto privados. E a UFSB foi a única a atingir nota máxima.

Outras 70 instituições ficaram com conceito 3, e 11 com nota 2.

A Bahia, ao lado do Ceará, são os estados do Nordeste com a maior quantidade de instituições de ensino superior com notas 4 e 5.

FEDERAIS

Além da UFSB, constam na lista do IGC mais cinco instituições federais baianas. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) alcançou nota 4, assim como IFBA e a Universidade Federal do oeste da Bahia (Ufob). Aparecem classificadas com IGC 3 a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBaiano).

ESTADUAIS

As quatro universidades estaduais da Bahia – Uneb, Uesc, Uefs e Uesb – obtiveram nota 4 no indicador.

PRIVADAS

Entre as instituições de ensino superior baianas privadas, com ou sem fins lucrativos, 19 instituições foram classificadas com conceito 4. Outras 68 ficaram com nota 3 no IGC, e 11 com nota 2. Uma instituição, a Faculdade Presbiteriana Augusto Galvão (Fapag), aparece na lista, mas não tem nota disponível.

No campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, a UFSB possui os seguintes cursos de graduação, que estão no 1º ou 2º ciclo.  Os cursos estão distribuídos em 3 Unidades, sendo o Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC), com a gestão das Licenciaturas Interdisciplinares e os Colégios Universitários, o Centro de Formação em Desenvolvimento Territorial (CFDT), com cursos de Bacharelados de 1º e de 2º ciclo e o Centro de Formação em Ciências da Saúde (CFCS), com cursos na área de saúde.

Vale destacar que no IHAC-CPF foram dois cursos com nota máxima na avaliação INEP/MEC, contribuindo para a classificação da UFSB no ICG.

O quadro a seguir mostra os cursos e a situação de cada um na avaliação INEP/MEC:

CURSO UNIDADE CICLO NOTA INEP/MEC
Bacharelado Interdisciplinar em Artes IHAC 1º ciclo Aguardando avaliação
Licenciatura Interdisciplinar em Artes e suas tecnologias IHAC 1º ciclo 4
Licenciatura Interdisciplinar em Ciências da Natureza e suas tecnologias IHAC 1º ciclo 5
Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas tecnologias IHAC 1º ciclo 4
Licenciatura Interdisciplinar em Linguagens e Códigos e suas tecnologias IHAC 1º ciclo 5
Licenciatura Interdisciplinar em Matemática e Computação e suas tecnologias IHAC 1º ciclo 3
Bacharelado Interdisciplinar em Ciências

 

CFDT 1º ciclo 4
Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades CFDT 1º ciclo 4
Engenharia Civil CFDT 2º ciclo Curso novo- Iniciado em 2021
Gestão Ambiental CFDT 2º ciclo Curso novo- Iniciado em 2021
Midias Digitais CFDT 2º ciclo Curso novo- Iniciado em 2021
Bacharelado Interdisciplinar em Saúde CFCS 1º ciclo 4
Biomedicina CFCS 2º ciclo Curso novo- Iniciado em 2021
Psicologia CFCS 2º ciclo Aguardando avaliação
Medicina CFCS 2º ciclo Aguardando avaliação

 

  • Para entender um pouco sobre o regime de ciclos, veja o vídeo abaixo, basta clicar no link que direciona ao YouTube da UFSB:

https://www.youtube.com/watch?v=sK9yBc1HBoA&t=2s

O Campus Paulo Freire conta ainda com vários cursos de Pós-graduação:

Programa de Pós-Graduação em Ciências e Sustentabilidade (PPGCS)- nível mestrado

https://ufsb.edu.br/cfdt/pos-graduacao/ppgcs-programa-de-pos-graduacao-em-ciencias-e-sustentabilidade – Curso novo- edital da primeira turma a ser lançado em maio/2021

Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade- nível mestrado

https://ufsb.edu.br/cfsaude/pos-graduacao/ppg-sab – Curso novo – edital da primeira turma  a ser lançado em 2021

Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais (PPGER)- Nível Mestrado

https://ufsb.edu.br/ppger/

Especialização em Agroecologia e Educação do Campo (PGAEC)- Nível Especialização

https://ufsb.edu.br/pgaec/

Especialização em Pedagogia das Artes (EPARTES): Curso de Especialização com sede no Centro de Formação em Artes (Porto Seguro) e oferta de turma no Campus Paulo Freire.

https://ufsb.edu.br/cfartes/pos-graduacao/especializacao-pedagogia-das-artes

Especialização em Saúde Coletiva

https://ufsb.edu.br/cfsaude/pos-graduacao/especializacao-sc

Mestrado Profissional em Saúde da Família

https://ufsb.edu.br/cfsaude/pos-graduacao/mestrado-sf

Curso de Aperfeiçoamento em Plantão Psicológico Online

https://ufsb.edu.br/cfsaude/pos-graduacao/capp-curso-de-aperfeicoamento-em-plantao-psicologico-online

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui