Uefs e Uesc encerram greve após assinatura de acordo nesta quarta

Professores da Uneb e Uesb continuam em greve até serem realizadas novas assembleias

Professores das Universidades Estaduais de Feira de Santana (Uefs) e de Santa Cruz (Uesc) encerraram a greve após 70 dias de paralisação nesta quarta-feira (14). A decisão foi tomada após a assinatura do Acordo salarial e do Termo de Compromisso nesta manhã.

Depois da reunião na sede da Secretaria de Educação, as atividades acadêmicas nas universidades já voltam nesta quinta, mas as aulas só retornam na próxima segunda.

Os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) também assinaram o acordo, mas a volta às aulas só será decidida após assembleia, marcada para às 13h30 desta quinta-feira. A Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) continua em greve por pautas específicas da instituição e uma nova assembleia do movimento foi marcada para esta sexta (17).

A greve dos quase cinco mil professores, que teve início no dia 8 de abril, reivindicou ao governo uma proposta de Acordo Salarial, através da incorporação de uma gratificação (CET) ao salário base, que garante aumento real para os próximos dois anos e retomada das negociações em janeiro de 2013, quando se fechará um novo acordo.

Quanto aos efeitos do Decreto 12.583/11 nas Universidades, o governo deve assumir o compromisso formal de que serão realizadas reuniões para solucionar tais problemas e que retornará às Universidades a responsabilidade referente a afastamento para pós-graduação, promoções, progressões e mudança no regime de trabalho.

O novo Termo de Acordo reduz o prazo de restrições a novos ganhos reais de salários de quatro para dois anos. O Termo de Compromisso assinado hoje, já estava com as alterações solicitadas pelos professores ao governo na reunião da última sexta (10).

Histórico da greve
O acordo põe fim a uma greve de 70 dias, iniciada no dia 8 de abril, quando a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) entraram em greve. Três dias depois, no dia 11 de abril, foi a vez dos professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) decretarem a greve.

Por último, no dia 26 de abril, os professores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ingressaram no movimento. Com a greve, mais de 60 mil alunos ficaram mais de dois meses sem aulas.


Fonte: Correio da Bahia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui