Penso que existe um mundo maior que vai além das fronteiras do Brasil. E cada um de nós é membro deste mundo. A Ucrânia vem tentando há semanas minimizar o risco de um ataque russo.
A Ucrânia é um grande país da Europa de Leste conhecido pelas suas igrejas ortodoxas. Há um breve período de independência (1917-1921). Após a Revolução Russa, seguiu-se a absorção da Ucrânia pela União Soviética em 1922. As atuais fronteiras foram fixadas apenas em 1954. Recuperou sua independência em 1991, com a desintegração da URSS.
O cidadão ucraniano conheceu a liberdade entre 1917 a 1921, e após 1991 com a desintegração da URSS. Passou setenta e um anos sob o jugo soviético e sendo ameaçada agora após vinte e um anos de liberdade. Tudo muda na vida das pessoas com a retirada da liberdade, veja o caso agora do Afeganistão que após vinte anos de liberdade voltou ao julgo do Talibã.
Tentar compreender as pessoas neste vasto mundo e se solidarizar com elas é sempre o melhor caminho. Se a invasão russa se concretizar, além de muitas mortes, cada outdoor, filme, capa de revista, propaganda de televisão, tudo terá a lavagem cerebral da cultura russa, como fez Joseph Goebbels na segunda guerra mundial Ministro da Propaganda na Alemanha Nazista, é certo que o destino do povo ucraniano não deve ser decido na espada e sim na diplomacia.