UBS 009 realiza projeto de prevenção de dores musculares e vertebrais em Mucuri

Cerca de 40 pessoas participam das atividades mensalmente. Fotos Ascom

A Prefeitura Municipal de Mucuri se empenha a cada dia para levar saúde e bem-estar para todos os cantos da cidade, e este sentimento envolveu a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 009 Centro, que colocou em ação um importante projeto que visa prevenir dores musculares e vertebrais.

O projeto de formação de grupo de prevenção de dores musculares e vertebrais ocorre todas as sextas-feiras, às 16 horas, na própria UBS, e atende a comunidade do entorno estimulando a prática de alguns exercícios de alongamento e fortalecimento, com a finalidade de preparar os músculos, ossos e articulações para uma melhor sustentação do corpo.

Participam da ação toda equipe da UBS, como um fisioterapeuta, um médico, uma enfermeira, seis agentes comunitários de saúde e três técnicos. Em média, dez pessoas são atendidas por sessão.

Tendo em vista que muitas dores e lesões podem aparecer simplesmente porque os músculos do corpo não estão fortalecidos como deveriam e, ao sofrer movimentos bruscos ou ao ficar em longos períodos em uma mesma posição, podem se lesionar, a atividade do grupo se torna de extrema relevância para evitar uma séria de males, sobretudo em indivíduos sedentários, cuja musculatura não está preparada para alguns esforços do dia a dia.

Além de melhorar e ampliar o relaxamento físico e mental, os exercícios reduzem riscos de lesões musculares, aumentam a perfusão sanguínea, reduzem a irritabilidade e o estresse.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui