O doutor Ubirajara Pereira de Brito, aos 88 anos, faleceu na madrugada desta quarta-feira (20), no Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Ele tinha forte ligação com a Bahia, em especial, com o Extremo Sul.
Chamado de Bira por amigos e admiradores, o cientista nasceu em Tremedal, morou em cidades como Teixeira de Freitas e exerceu o carog de secretário de Educação em Eunápolis. Estudou em Vitória da Conquista e ganhou o mundo.
Em sua vasta trajetória, o cientista, pesquisador, engenheiro civil, jornalista e conferencista, já foi ministro da Educação e da Ciência e Tecnologia e fez parte do seleto grupo de cientistas que analisaram amostras de rochas lunares, coletadas pela missão Apolo.
Reconhecido no Brasil e no exterior, ganhou medalhas e teve destaque com diversas publicações científicas. Doutor em Ciências Físicas pela Faculdade de Ciências de Orsay da Universidade de Paris, atuou como professor de Geonuclear na mesma faculdade francesa e foi pesquisador titular do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) – maior órgão público de pesquisa científica da França.
Era ex-membro do Comitê de Ciência e Tecnologia da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Comissão Consultiva de Desenvolvimento Nuclear da Presidência da República, na década de 1980, e pertenceu ao Conselho Editorial da Revista Nosso Caminho, dirigida por Oscar Niemeyer.
A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista manifestou seu pesar pelo falecimento do ex-ministro. “À família, amigos e admiradores, a prefeita Sheila Lemos e o Governo Municipal manifestam seu pesar e solidariedade neste momento de dor“, diz nota.