Ubaitaba: Juiz nega pedido de exumação de menina que engasgou com dente

Menina de 4 anos morreu durante procedimento odontológico.

Solicitação foi feita por delegado, que queria detalhes sobre causa da morte.

Ubaitaba: Juiz nega pedido de exumação de menina que engasgou com dente
Menina chegou a ser atendida no posto de saúde, mas não resistiu (Foto: Jacson Cristiano/Ubaitaba Urgente)
A Justiça indeferiu o pedido de autorização para exumar o corpo da menina de quatro anos que morreu após engasgar com o próprio dente, extraído durante procedimento odontológico, no município de Ubaitaba, sul da Bahia. O caso aconteceu no dia 29 de julho e a criança foi sepultada no dia seguinte.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (12) pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). O órgão informou que não tinha mais detalhes sobre o motivo do indeferimento.

O pedido de exumação foi feito pelo delegado de Ubaitaba, Miguel Francisco Cicerelli, que investiga o caso. O G1 procurou o delegado nesta terça-feira para comentar o assunto, mas não conseguiu contato até a publicação desta matéria.

No dia 5 de agosto, o delegado informou que o pedido de exumação tinha como objetivo conseguir mais detalhes sobre o laudo da causa da morte da criança. “Nós queremos mais esclarecimentos sobre o laudo, que diz que ela morreu por insuficiência pulmonar. Com a exumação, teremos um laudo mais completo, que vai dizer se ela morreu por conta do dente ou não. Se o dente que caiu foi causa da morte, não temos como dizer ainda porque só temos a certidão de óbito”, explicou na ocasião.

No dia 30 de julho, o coordenador de saúde bucal de Ubaitaba, Frederico Monteiro, informou que todos os pacientes “gostam” da dentista e que a morte foi uma “fatalidade”.

“Todos os pacientes gostam dela [da dentista], nunca houve relato negativo por parte de quem é atendido por ela. Foi uma fatalidade, a criança estava um pouco agitada e aspirou o dente. A mãe estava na sala, pois não fazemos procedimentos com crianças sem a presença dos pais. As primeiras manobras foram feitas no local pois temos um Posto de Atenção Básica [PSF], mas em seguida encaminhamos ela para um hospital de Itabuna”, explicou na ocasião.

O coordenador não informou quais as medidas serão tomadas sobre a atividade profissional da dentista, mas ela deve ficar afastada porque está grávida. Ainda segundo o coordenador, a profissional já havia trabalhado no posto há quatro anos e estava substituindo outra dentista há dois meses. Segundo o assessor administrativo da Secretaria de Saúde do município, Augusto Menezes, o setor jurídico da secretaria vai averiguar se foi um erro profissional.

 

 

 

Fonte: Ruan Melo/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui