Caso ainda não tenha alterado o seu método de segurança utilizado para fazer login no Twitter, saiba que chegou a hora. A partir desta segunda-feira (20) a autenticação de dois fatores por mensagem de texto deixará de ser grátis na rede social.
O que muda
- Para continuar usando o recurso, o usuário terá que pagar a taxa mensal do ‘Blue’ (uma espécie de Twitter premium).
- A rede social enviou notificações aos usuários nas últimas semanas informando sobre a mudança.
- O recurso será desativado automaticamente, no entanto, é importante ressaltar que é possível continuar usando a mesma modalidade de autenticação sem pagar nada, basta vincular a sua conta a algum app de autenticação.
Afinal, qual o motivo de cobrar pelo recurso?
Primeiro, vamos ao que é a autenticação 2F e por que o uso do SMS não é recomendado. A autenticação de dois fatores é uma camada extra de proteção que pode ser ativado em diversos serviços, desde e-mails, redes sociais, plataformas de trabalho, e mais.
- Essa ferramenta insere uma segunda verificação de identidade assim que o usuário tenta fazer o login na sua conta.
- O objetivo é evitar o acesso de terceiros às contas, mesmo em caso de vazamento de senhas.
- A recomendação, em geral, é ativar o recurso sempre que estiver disponível.
- Um meio mais seguro de autenticação 2F funciona por códigos numéricos aleatórios registrado em aplicativos como Google Authenticator, o Authy ou 1Password.
No entanto, muitas plataformas ainda fornecem a verificação por SMS — algo que especialistas em segurança digital não recomendam, já que é mais fácil para um invasor em potencial interceptar mensagens de texto por meio de golpes de clonagem de chip SIM.
Basicamente, um invasor usa suas táticas para convencer a sua operadora que o seu número de telefone pertence a outro dispositivo. Dessa maneira, além de entrar no Twitter, também é possível interceptar SMS de autenticação de todos os serviços que também adotam o mesmo método de segurança.