Na noite desta terça-feira, 14 de junho, o auditório do Campus I da Faculdade do Sul da Bahia (Fasb) recebeu um evento promovido pela turma de formandos do curso de Direito. Como convidado, o conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil, dr. Luiz Viana Queiroz.
A palestra presencial abordou o tema “A garantia da democracia em meio à crise dos Poderes”, sob uma perspectiva de Direito Eleitoral. O público externo também teve acesso ao evento.
O dr. Luiz Viana Queiroz é advogado, sócio da Sociedade Luiz Viana Advocacia com atuação em Salvador e em Brasília, procurador do Estado da Bahia, mestre em direito – UFPE, pós-graduado em Direito Eleitoral – UFBA e pós-graduado em Didática do Ensino Superior – UFMG.
“Eu espero traçar um quadro jurídico, de que maneira nós trabalhamos com direito eleitoral podemos participar do debate que está acontecendo hoje no Brasil envolvendo dificuldades e contraposições entre o Judiciário e o Executivo”, disse o dr. Luiz Viana sobre sua palestra.
A professora mestra Lorena Fernandes, coordenadora do curso de Direito da Fasb, enalteceu a participação do dr. Luiz Viana, enquanto representante nacional da OAB visitando a unidade de ensino. “Começar a discutir neste momento direito eleitoral, democracia e liberdades e garantias individuais é dar o start do nosso processo eleitoral e pensando nas eleições de outubro para este ano. É um prazer imenso recebê-los aqui, para nossa comunidade acadêmica que está encerrando também o semestre”, comentou.
Participando do evento, o dr. Daniel Moraes considerou o evento como um marco para a formação acadêmica dos estudantes e para toda a comunidade. “Luiz Viana é uma referência para toda a advocacia, por conta de seus posicionamentos em defesa da sociedade. Hoje temos a oportunidade de ouvi-lo acerca do momento em que estamos vivendo”.
Ali Abutrabe, conselheiro estadual da OAB-BA, disse se tratar de uma noite memorável. “Estamos aqui para discutir um tema tão interessante, o direito eleitoral, fake news, a democracia. A Fasb está em uma noite inesquecível porque estamos muito felizes”.