Tudo novo

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5.17)

No Antigo Testamento encontramos, a partir dos salmos e especialmente na mensagem dos profetas, o “novo” como tema. O salmista anseia por ser uma nova pessoa – “Cria em mim ó Deus um coração puro e estabelece em mim um espírito firme” (Sl 51.10). Os profetas anunciam que Deus renovará a vida e mudará as pessoas – “Vejam, estou fazendo uma coisa nova!” (Is 43.19) e “Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês” (Ez 36.26). É por meio de Jesus que tudo isso acontece. O apóstolo Paulo experimentou essa renovação. Ele conviveu com pessoas que estavam sendo “renovadas” e incentivou que seguissem sendo renovadas – “vistam-se do novo homem” (Ef 4.24). Pois, em Cristo, o velho é substituído pelo novo.

A vida cristã é a vida pela fé no novo em substituição ao velho. Viver pela fé não é exatamente viver acreditando que tudo vai dar certo! É, muito mais, viver acreditando em como as coisas deveriam ser e agir na vida à luz disso, abandonando paulatinamente o modo como as coisas sempre foram. É, muito mais, acreditar no dever de amar e então amar a Deus e ao próximo, do que acreditar que Deus vai nos fazer o que pedimos. É assim que, pela fé, tudo se faz novo, pois passamos a olhar para a vida de forma nova! Transitamos da “herança” (aquilo que recebemos e que as experiências da vida nos legaram), para a “promessa” (aquilo que Deus está realizando em nós e completará até o dia de Cristo – Fl 1.6). Aprendemos a viver pelo que não vemos, para lidar de forma nova com o que vemos!

Por causa do que Cristo fez por nós, tudo pode ser compreendido de forma nova. A visão que temos da vida pode, deve e precisa ser repensada por causa do grande amor de Deus que nos alcançou. Este amor deve governar nossa vida: amor a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos. E assim iremos nos revelando pessoas espirituais no sentido bíblico do Evangelho. Pois, ser espiritual na fé cristã não é viver em conflito com o que é material, mas viver submetendo tudo a Cristo e tornando tudo sagrado e fonte de honra para Cristo. Ser espiritual na fé cristã diz respeito a ser guiado, influenciado, pelo Espírito de Deus. Na prática, isso se revela pelo novo tomando o lugar do velho. Um cristão é uma pessoa envolvida nessa renovação impossível de não ser percebida. E assim, enquanto vive, anuncia as Boas Novas de que Cristo faz tudo novo!

 

ucs

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui