Tsunami


Um tsunâmi ou maremoto é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunâmis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico: aproximadamente 195 eventos desse tipo já foram registrados.

O que  parecia ser um tranquilo domingo transformou-se em uma catástrofe naquele 1º de novembro de 1755 em Lisboa, capital de Portugal. Terremotos de 8.5 a 9.0 na escala Richter devastaram a metrópole portuguesa, provocando, além de um tsunami, incêndios que serviram como um verdadeiro divisor de águas na história da cidade. O tremor foi tão grande que provocou um maremoto a 6,5 mil quilômetros dali, na segunda cidade mais importante do império português e principal cidade das Américas: Salvador. De acordo com o relato do arcebispo da cidade na época, Dom José Botelho de Mattos, era por volta das 15h quando ondas gigantes entraram na Baía de Todos-os-Santos.

O episódio aconteceu há 266 anos. Mas, esta semana, o temor de que algo assim acontecesse por aqui voltou às discussões após a notícia de que  o vulcão Cumbre Vieja, nas ilhas Canárias,  corre o risco de entrar em erupção  provocando um tsunami capaz de atingir a costa brasileira, sobretudo as praias do Nordeste – e da Bahia. O temor, na verdade, já existe há 20 anos, mas a possibilidade voltou a ser discutida diante da intensa atividade sísmica por lá. Embora real ,ela é remota.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui