Tribo Pataxó participa dos Jogos Mundiais Indígenas

Uma solenidade realizada dia 03/10, na Reserva da Jaqueira, marcou a entrega oficial do convite para a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira e as tribos Pataxó de Porto Seguro e região para participar dos Jogos Mundiais Indígenas, que serão realizados de 20/10 a 1º/11, em Palmas (TO). O convite foi oferecido pelo coordenador geral dos Jogos Indígenas, Carlos Terena.

Além dos povos indígenas, participaram ainda do encontro, o superintendente da Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia), Elias Dourado; os secretários municipais de Educação, Teresinha Siviero e Esportes, Enildo da Gama (Roló); o superintendente para Assuntos Indígenas, Juari Pataxó e diversas lideranças ligadas ao esporte no município.

Farão parte dos jogos 24 delegações do Brasil, de várias etnias, e 23 de outros países do mundo. 45 atletas de Porto Seguro estarão no páreo, com destaque para as modalidades de arco e flecha e arremesso de lança. “Só o fato de termos sido escolhidos, já é uma vitória. Seremos a única etnia representando Porto Seguro, a Bahia e o Nordeste. E isso nos dará muita visibilidade a nível nacional e internacional”, comemora o superintendente para Assuntos Indígenas da Prefeitura, Juari Pataxó.

Segundo ele, isso foi possível devido ao trabalho de participação junto ao comitê organizador, coroado pela realização, pela Prefeitura, dos Jogos Indígenas Pataxó. Durante a solenidade na Reserva da Jaqueira, foram entregues à organização, as lanças que serão utilizadas nos Jogos Indígenas, produzidas pelo ancião Edvaldo Pataxó, da Aldeia Pé do Monte, e o acabamento feito por Dito Pataxó, da Coroa Vermelha. Os convidados foram abençoados pelo pajé Tauá Pataxó, da Reserva a Jaqueira.

 

Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui