Administrar o tempo de forma produtiva e rentável não é uma tarefa fácil, principalmente quando o sentido de estagnação avança e o desenvolvimento parece não se encaixar em nenhum momento do dia. Muito mais do que simplesmente acordar mais cedo e correr para o trabalho, gerir um empreendimento exige técnica e dedicação em todo o tempo, aproveitando bem as oportunidades.
O empresário com a sensação de que os dias estão cada vez mais curtos e não existe mais nenhum momento para buscar um “up” para os negócios ou projetos pessoais, pode contar com as três ferramentas a seguir:
1- 5W2H – Aprenda a responder às perguntas certas de Gestão dos Projetos
Sabe aqueles projetos que você planeja executar, mas que ainda não saíram no papel porque você não sabe por onde começar? Com a 5W2H, coloque seu plano em ação, sem perder mais tempo!
Indicado para todos os tamanhos de negócio e projetos, é útil porque a base da metodologia está centrada na resposta a sete perguntas essenciais: O quê? Por que? Quem? Onde? Como e Quanto? São os “Ws” e os “Hs” são derivados das iniciais de palavras interrogativas em inglês (what, why, who, where, when, how e how much).
2- Matriz de Gestão de Tempo
Você suou a camisa, mas chegou ao fim do dia sem ter certeza do que realizou? O acúmulo de atividades sempre dispersa o empreendedor, torna a rotina mais cansativa e ainda menos produtiva. Como gerenciar melhor o tempo e priorizar o que é importante?
Propício para todas as pessoas que querem gerenciar suas horas para priorizar o que é realmente importante para o negócio. É útil porque é uma ferramenta visual, de fácil entendimento, e bastante eficaz para que as pessoas organizem melhor seu tempo de acordo com suas verdadeiras prioridades.
3- 70-20-10 para pequenas e médias empresas
Que empreendedor não sonha com a evolução contínua dos negócios? A ferramenta 70-20-10 apresenta técnicas para melhorar a performance e adicionar um elemento essencial para o sucesso: o envolvimento de todos os colaboradores.
Favorável para empreendimento de pequeno ou médio porte em busca de melhor desempenho. É útil porque sugere que o tempo de trabalho seja distribuído em proporções e incentiva o time a pensar em otimizações de processos continuamente.
E se você quer apoio e orientação para aprender mais sobre como administrar tempo e o seu empreendimento, o Sebrae pode te ajudar! Acesse o site do Sebrae.