Três escolas da rede estadual são selecionadas para Prêmio Nacional da Liga Steam

Três escolas da rede estadual são selecionadas para Prêmio Nacional da Liga Steam
Três escolas da rede estadual são selecionadas para Prêmio Nacional da Liga Steam. Foto: Divulgação/ASCOM SEC

A rede estadual de ensino da Bahia está com três projetos oriundos de Salvador, Jequié e Ibicoara entre os 50 selecionados no Prêmio Nacional da Liga Steam 2024. A iniciativa é promovida pela Fundação ArcelorMittal, por meio da aliança social formada com a Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, para reconhecer e valorizar a implementação da abordagem Steam em salas de aula das escolas públicas e o engajamento de alunos e professores na proposta de soluções para desafios de suas comunidades.

Nesta edição, o prêmio trata da justiça climática, com o objetivo de promover a conscientização sobre o clima e a utilização responsável dos recursos naturais do planeta. O trabalho enviado pelo Colégio Estadual Paulo Freire, em Jequié, tem como título “A Cidade Sol não pode ter medo da chuva” e envolve a temática das enchentes e seus impactos nas comunidades atingidas.

Da cidade de Ibicoara, o professor da disciplina de Matemática, Renan Pereira Santos, está desenvolvendo com 41 estudantes da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Estadual de Cascavel, no distrito do mesmo nome, o projeto “Agricultura sustentável faz bem para o bolso e o clima”. O trabalho propõe o desenvolvimento de uma agricultura sustentável, produtiva e rentável e como os conceitos e procedimentos das linguagens matemáticas podem colaborar com os empreendimentos da agricultura familiar e do agronegócio, presentes na região.

O Colégio Estadual Josias de Almeida Melo, localizado no bairro de Plataforma, em Salvador, que atende alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, está concorrendo com o projeto da professora Joice Souza Martins Santos, intitulado “Horta automatizada – trabalhando a sustentabilidade, tecnologia e aspectos socioemocionais dos estudantes através do cultivo de hortaliças”. Ela explica o que distingue seu projeto de uma horta convencional: “Vamos utilizar um sistema de monitoramento, com sensores de temperatura, umidade do solo e do ar, entre outros pontos de sinalização, para montar um banco de dados que poderá ser utilizado para pesquisa”.

Metodologia

O Steam, sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, é uma metodologia interdisciplinar que interliga essas áreas com aplicação prática. A avaliação dos projetos finalistas ocorrerá de 8 de outubro a 6 de novembro, com os vencedores anunciados em 22 de novembro. O prêmio total de R$ 120 mil inclui, além de dinheiro, equipamentos e benfeitorias para as escolas. Além disso, a abordagem Steam está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, destacando sua relevância na formação integral dos estudantes e na promoção de um futuro mais justo e sustentável.

Fonte: Bahia.ba

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui