TRE recebe pedidos para impugnar 109 candidatos baianos

>>Confira a lista de impugnáveis

TRE recebe pedidos para impugnar 109 candidatos baianos

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) recebeu o pedido de impugnação de 109 candidaturas ao pleito deste ano. Destas, a maioria é de deputados estaduais: 73. Outros 34 são candidatos a deputado federal e ainda há dois aspirantes a cargos majoritários – um suplente de senador do PV e também Otto Alencar, o vice de Jaques Wagner (PT), cujo pedido de impugnação foi de autoria do PMDB, do seu adversário, Geddel Vieira Lima.

O prazo para a solicitação de impugnações terminou às 18h de ontem e os pedidos serão julgados pelo TRE até o dia 5 de agosto. Os candidatos que correm o risco de impugnação representam 11,1% do total de 978 que concorrem em outubro.

A novidade deste ano foi a Lei da Ficha Limpa, responsável por 36 impugnações (a maioria porque não foram apresentadas as certidões de que não respondem a crime na Justiça, mas também há casos de renúncia para fugir a cassações). Dentre outros problemas listados estão irregularidades em gastos de campanha e também a rejeição, por tribunais de contas, da prestação de contas no exercício de cargo público.


Fonte: A Tarde On Line, com colaboração de Biaggio Talento e Regina Bochicchio l A Tarde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui