TRE-BA lança ‘Clara’, atendente virtual pelo Whatsapp para esclarecer dúvidas do eleitor

A atendente virtual facilitará o fluxo de solicitações recebidas diariamente pela central de atendimento do órgão

TRE-BA lança ‘Clara’, atendente virtual pelo Whatsapp para esclarecer dúvidas do eleitor
TRE-BA lança atendente virtual, ‘Clara’, pelo whatsapp para esclarecer dúvidas do eleitor — Foto: Divulgação / TRE-BA

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançou mais uma ferramenta para aproximar o cidadão dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral.

Por meio do WhatsApp – 71-99602-7777 – a atendente virtual ‘Clara’ facilitará o grande fluxo de solicitações recebidas diariamente pela central de atendimento do órgão.

O serviço, que entrou em atividade na segunda-feira (13/10), funcionará 24 horas, todos os dias da semana.

De acordo com a Ouvidoria, essa inovação virtualizada guiará o eleitor por todos os assuntos prestados pelo órgão, a exemplo de emissão de documentos, esclarecimento de dúvidas, certidões, consulta de local de votação, links de acesso, seguidos do passo a passo e telefones de contato.

Mesmo assim, quando chegar em determinado ponto em que ‘Clara’ não consiga esclarecer as solicitações, o cidadão será direcionado para atendimento humanizado, realizado de segunda a sexta-feira das 7h às 19 horas.

Para acionar contato com a atendente virtual, será necessário que o eleitor dê um “oi” e, em seguida, digite o número do assunto que deseja tratar para ser orientado.

Por exemplo, se quiser obter informações sobre título, deverá clicar na opção 1 (um), em seguida, aparecerá outras alternativas: como tirar 1ª via do título (opção 7), situação eleitoral (8), consultar local de votação (9), multa eleitoral (10) e assim por diante. A mais nova ferramenta é alimentada diariamente.

Conforme o juiz ouvidor, Freddy Carvalho Pitta Lima, a maior preocupação do TRE baiano é atender com agilidade o eleitor, prestando as informações corretas em tempo hábil.

“A virtualização do atendimento pelo WhatsApp é mais uma iniciativa da ouvidoria para tornar o TRE-BA ainda mais célere e próximo do cidadão”.

‘Clara’ foi lançada para auxiliar na realização das Eleições Municipais 2020, a serem realizadas no dia 15 de novembro. No entanto, a intenção é que sua funcionalidade permaneça na Ouvidoria como mais um meio de comunicação permanente.

O projeto foi desenvolvido e implementado pelo chefe da Ouvidoria, Venícios Belo.

QR Code

Outra novidade é o leitor de código de barras, que após ser escaneado direcionará automaticamente o eleitor para o atendimento virtual. O QR Code está disponibilizado no site do TRE-BA e nas redes sociais oficiais do Regional.

Esta funcionalidade direcionará o eleitor automaticamente para assistente virtual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui