TRE-BA determina apreensão de “santinhos” com o nome de Lula como candidato

Material de campanha eleitoral com referência a Lula apreendido em Vitória da Conquista. Foto: TV Sudoeste Digital

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) determinou, nesta quinta-feira (27), a apreensão de todos os “santinhos” contendo o nome do ex-presidente Lula, que está preso em Curitiba (PR), como candidato ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano. A estratégia, adotada por candidatos da base governista, é caracterizada como propaganda irregular.

Na decisão, a juíza Carmen Lúcia Santos Pinheiro determinou prazo de 24 horas para que os Juízes Eleitorais exerçam o poder de polícia, realizando a busca e apreensão de “todo e qualquer material de responsabilidade das coligações representadas e seus respectivos candidatos, nos quais conste o nome de Lula como se ainda fosse candidato ao cargo de Presidente da República“.

A denúncia foi feita pelo presidente nacional do Democratas e prefeito de Salvador, ACM Neto, resultando em uma representação movida no TRE pela coligação Para Mudar a Bahia, encabeçada por Zé Ronaldo, contra a coligação ”Mais Trabalho por Toda a Bahia” (PT / PP/ PDT/ PSD/ PSB/ PCdoB / PR / PMB/ PRP/ PODE/ AVANTE / PMN / PROS / PTC).

Ação da Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (28), em comitês eleitorais. Foto: TV Sudoeste Digital

Esperamos que todo esse material ilegal, que tem como objetivo ludibriar o eleitor para angariar mais votos, seja retirado das ruas o mais rápido possível. Isso é um crime eleitoral grave e que está acontecendo não só na Bahia, mas em vários outros estados da Federação. O PT de fato não aprendeu a fazer uma campanha limpa, mesmo diante de todos escândalos de corrupção que colocaram atrás das grades as principais lideranças do partido. Tudo para favorecer um candidato à Presidência que não tem representatividade“, afirmou ACM Neto.

Em Santa Catarina, a Justiça Eleitoral já determinou a apreensão desse tipo de propaganda irregular. Entre as provas do crime estão distribuídos pelas campanhas de figuras proeminentes do PT Bahia.

No material encaminhado ao TRE-BA, há um vídeo gravado no comitê de campanha do candidato a deputado estadual Alex da Piatã (PSD), no município de Conceição do Coité, onde “santinhos” pedindo voto para o parlamentar são distribuídos tendo no verso o nome de Lula como candidato à Presidência.

Também aparecem no material os nomes dos deputados estaduais Zé Neto (PT) e Joseildo Ramos (PT), candidatos à Câmara Federal, de Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), postulantes ao Senado, e do governador Rui Costa (PT), que disputa a reeleição.

Fonte: Correio24Horas

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui