Travessuras

TravessurasO amor humano sempre produziu histórias que se tornaram obras primas em todo o tempo em que a civilização existiu. Romeu e Julieta, A Divina Comédia, o episódio de Inês de Castro nos Lusíadas e tantos outros personagens essenciais da Literatura. “Travessuras da Menina Má”, de Mario Vargas Llosa, é um deles. Fábula sobre o amor maldito, onde a menina má conduz o bom menino por um jogo de horrores e traições, a trama de Travessuras constrói uma história onde o amor consegue sobrepujar os horrores das traições e do medo.

É para ler com frêmitos na alma.

Ataques

Esse escriba, mais uma vez, foi atacado por um colega de imprensa. Recebi notícias, resolvi não ler.

Há muito perdi a capacidade de me indignar com os néscios.

Esclarecimento

Não queremos dizer, com a nota acima, que todos os que nos atacam são néscios. Muitas vezes são sábios e têm razões que devem ser consideradas. Mas, nesse caso, não. Fica difícil discutir com eunucos intelectuais, principalmente aqueles que permitem que outros escrevam suas diatribes.

Se é que nos fizemos escrever.

O Papa Francisco

Depois de uma semana no Brasil, o papa Francisco voltou para suas durezas vaticanas. Empenhado em uma dura reforma na Cúria Romana e no Ambrosiano, para Francisco esse período risonho e catártico no Brasil deve ter acumulado forças em seu coração para as duras lides que se avizinham. A Cúria Romana é conservadora e não vai assistir sem luta uma reforma que irá diminuir seu imenso poder. Era sobre esse poder que os romanos se referiam quando afirmavam: “Roma locuta, causa finita” (Roma falou, a questão terminou). O papa vai enfrentar um poder imenso e que determinou, inclusive, a renúncia de Bento XVI.

Força ao papa nessa luta.

Os dogmas

Aqui no Brasil, Francisco continuou a negar a participação feminina no sacerdócio da Igreja. Vai ser assim com o celibato clerical e com os dogmas, seja o da transubstanciação como o da virgindade de Nossa Senhora. Não se iludam os que pensam em um reforma da Igreja onde temas pétreos poderão ser tocados: isso não acontecerá, até porque o papa acredita nesses dogmas e nessas proposições. A igreja jamais vai transigir com o aborto, por exemplo, ou aceitar o casamento gay. Uma ou noutra dissidência poderá surgir, mas esses temas jamais serão tocados. Discutidos, sim, mudados, não. A ótica da Igreja não permite, ela os considera de sua essência e o papa acredita nisso, baseando sua crença na fé e nos estudos teológicos.

As reformas serão pontuais, o que já é muito.

Fechando com Itararé

O velho Barão de Itararé, gloria do humorismo nacional, teve uma frase definitiva:

“Antigamente, no tempo dos contos de fada, os animais falavam. hoje, escrevem.”

É preciso dizer mais?

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui