Transeunte

Transeunte

A palavra transeunte significa alguém que está andando, em movimento, e nesse sentido ela está em relação de sinonímia com outras palavras, como passante e caminhante.

O homem cotidiano não gosta de demorar, tudo o apressa. Ao mesmo tempo, porém, nada lhe interessa além de si mesmo. Vive sempre com pensamentos confusos, numa espécie de névoa mental, como se a cabeça estivesse cheia de algodão velho.

Pressa para sobreviver neste mundo caótico. Pensar é reaprender a ver, a ser atento, é dirigir a própria consciência, é fazer de cada ideia e de cada imagem, à maneira de Proust, um lugar privilegiado. Paradoxalmente, tudo é privilegiado. O que justifica o pensamento é sua extrema consciência. Sei qual é o seu fundamento, o espírito e o mundo apoiados um no outro sem poderem se abraçar. Buscar o que é verdadeiro não é buscar o que é desejável.

Existe uma diferença constante entre o que imaginamos saber e o que realmente sabemos., a aceitação prática e a ignorância simulada que faz com que vivamos com ideias que, se os sentimentos de verdade, deveriam transtornar toda a nossa vida, como o que está acontecendo com o meio ambiente, o homem cotidiano vive longe desta ameaça tão próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui