Depois de muita chuva na madrugada, o Rally Transbahia teve início na quinta-feira, 11, com terreno molhado e exigência na navegação. A largada da Passarela do Álcool, tendo como plano de fundo o mar de Porto Seguro, abriu o roteiro do dia com destino a Canavieiras – outro cartão postal do litoral sul baiano. A chegada será no sábado, 13, em Itacaré, sendo que nesta sexta-feira a prova segue para Ilhéus.
“Houve quebras e pilotos experientes perdidos, ou seja, os resultados do primeiro dia estão em aberto e podem surpreender”, comentou Haroldo Scipião, comissário da Confederação Brasileira de Automobilismo. O Transbahia é válido pelos campeonatos nacionais de regularidade.
Os competidores encontraram pelo caminho terreno molhado e escorregadio, “pegadinhas” na navegação e plantações de cana de açúcar e de eucaliptos. As motocicletas têm planilha exclusiva e também devem destacar o piloto que errou menos. “Estava chovendo nos dias que montamos a prova, portanto foi bem parecido com o que estávamos prevendo”, comentou Edimilson José Campos, diretor de prova das motos. “Além de médias bastante justas, colocamos os pilotos à prova com trechos na navegação que poderiam induzir ao erro. Pelo que ouvi, todos gostaram bastante”, continuou.
Nesta sexta-feira, a segunda etapa segue para Ilhéus, com 190 quilômetros de percurso para motocicletas e 230 para carros e quadriciclos. No total, a prova inclui cerca de 620 km para motos e 638 para os veículos de quatro rodas.
Ascom/Mundopress