Traficantes usavam câmeras para vigiar moradores e polícia em Salvador

A criminalidade a cada dia tem feito jus à expressão “crime organizado”, mas, tem situações que ultrapassam quaisquer limites, a exemplo do que ocorreu, pela segunda vez, em Salvador, quando a Polícia Militar (PM) descobriu um esquema de videomonitoramento instalado por traficantes para vigiar moradores e policiais, desta vez, no bairro do Uruguai, durante uma operação na quarta-feira (1º).

Traficantes usavam câmeras para vigiar moradores e polícia em Salvador
Sistema de videomonitoramento do tráfico foi desmontado. Foto: divulgação PM

De acordo à PM, equipes da 17ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Uruguai) foram atender a uma ocorrência de tráfico de drogas e de um videomonitoramento na localidade do Gueto, como parte da Operação Cidade Baixa em Paz. Ao chegar no local, notaram câmeras em alguns postes de energia.

Luan Oliveira Azevedo dos Santos, 19 anos, e Eduardo Silva Oliveira, 20, foram presos durante a operação. Um adolescente de 16 anos que estava com uma mochila com lança-perfumes foi abordado e encaminhou a PM até a casa onde funcionava uma espécie de central de câmeras. Lá, Luan e Eduardo estavam supervisionando as imagens. Com eles, foram encontrados quatro monitores e câmeras, 19 frascos de lança-perfume, 200 gramas de maconha, um colete balístico, sete pedras de cocaína, um uniforme camuflado e diversos plásticos para embalar drogas.

Luan e Eduardo foram apresentados na Central de Flagrantes e o menor de idade encaminhado até a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Outro caso

Essa não é a primeira vez que a polícia descobre um esquema de monitoramento para o tráfico de drogas. Em setembro, no bairro de Paripe, a polícia desmontou outro sistema de câmeras. Lá, os traficantes acompanhavam a rotina no bairro em tempo real através do celular. As câmeras foram retiradas e apreendidas.

Na ocasião, a PM havia ido ao bairro em busca do traficante conhecido como Ciel, após reconhecerem a residência, através de um vídeo postado nas redes sociais. Nas imagens, Ciel estava impondo castigos físicos a dois adolescentes, acusados de estupro. O suspeito conseguiu fugir.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui